Início » Poá abre inscrição para castração de animais de famílias de baixa renda nesta 6ª

Poá abre inscrição para castração de animais de famílias de baixa renda nesta 6ª

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação tem como objetivo proporcionar o controle populacional de cães e gatos, além de ser uma ação preventiva de cuidados com a saúde dos pets

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Bem-Estar Animal de Poá (Cebeap), em parceria com a ONG Gaari, abre na próxima sexta-feira (11/11) inscrições para o serviço de castração voltada para animais sem raça definida de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, serão 500 novas vagas e as inscrições seguem até que elas se esgotem.

A ação tem como objetivo promover o controle reprodutivo de cães e gatos no município e, consequentemente, evitar que filhotes sejam abandonados nas ruas e que sofram maus tratos.

De acordo com o Secretário de Saúde, Alexandre Provisor, as inscrições serão feitas apenas de forma presencial no Cebeap, localizado na rua São Manoel, 361, na Vila Amélia, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. “Os responsáveis pelos animais sem raça definida devem comparecer ao Centro de Bem-Estar Animal portando um documento com foto e comprovante de renda e de endereço”, explicou.

Nesta etapa, de acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, serão realizadas 830 cirurgias de cães e gatos. “Isso porque 330 pessoas já aguardavam na lista de espera para serem atendidas. O munícipe que fez a inscrição deve comparecer no próprio Cebeap, no dia e horário de agendamento de cada um”, explanou. O serviço de castração está previsto para os dias 18 e 19 de novembro, e 3, 4 e 10 de dezembro, a partir das 8 horas.

Porque castrar o animal?

Importante mencionar que não há limite de idade para que um animal possa ser castrado, mas vale ressaltar que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada seis meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.

“Além de proporcionar o controle populacional de cães e gatos, a castração também evita que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, além de ajudar a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território”, destacou Leonardo.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá