Início » Viaduto poaense atinge 18,39% de obra construída

Viaduto poaense atinge 18,39% de obra construída

Desde a assinatura do novo contrato, obra tem avanço significativo e segue na fase de concretagem das transversinas de apoio e do tabuleiro da rampa

A obra de construção do novo viaduto na região central de Poá segue avançando e, desde a retomada dos serviços com o novo contrato estabelecido com a Construtora Etama, o equipamento atingiu 18,39% de sua conclusão.  O projeto é tido pelo governo municipal como fundamental para o município, uma vez que Poá conta com um sistema viário saturado por ter apenas um meio de transposição entre os lados Norte e Sul da cidade.

Visualmente a construção do novo viaduto já apresenta um avanço significativo e, atualmente, a obra está na fase de concretagem das transversinas de apoio e do tabuleiro da rampa. “Apesar de ser considerada uma fase um pouco mais demorada, por termos que respeitar o período de cura do concreto, o andamento do serviço segue em ritmo acelerado. É a principal obra de infraestrutura da cidade e, por isso, conta com o empenho de toda a equipe para que seja realizada da forma mais rápida e eficiente possível”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Ricardo Leão.

“Finalizar esta obra tão importante para Poá é uma das prioridades deste governo, por este motivo que, desde o início de 2021 nos empenhamos na busca por recursos para concluí-lo”, destacou a prefeita Marcia Bin que conquistou, junto ao Governo do Estado, um convênio no valor de R$ 12 milhões para conclusão da obra orçada em R$ 12.062.681,92, o que representa 99,4% do valor total.

Segundo a Secretária de Transportes e Mobilidade Urbana, Marlene de Sant’Anna”, a obra ganha ainda mais importância quando se é avaliado o crescimento do fluxo de veículo na cidade, motivado pela implantação da rodovia Padre Eustáquio que interligou Poá com a rodovia Ayrton Senna, além da construção da alça de acesso ao Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas.

“O antigo viaduto Tancredo Neves encontra-se saturado por não comportar este aumento de veículos transitando na cidade. Vale ressaltar ainda que já está em tramitação no governo estadual a construção de uma alça de saída do Rodoanel, também para o município, ou seja, o tráfego viário será ainda mais intenso e o novo viaduto é fundamental para desafogar a malha viária poaense”, disse.

Vale ressaltar que para execução desta fase de concretagem, um trecho da avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva encontra-se interditado desde o último dia 21 de outubro e o tráfego de veículos foi desviado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana para a rua Herculano Duarte Ribas. A previsão é que a interdição do trecho permaneça até o final deste ano. Durante este período, a Feira Livre que costumava ser realizada na rua Herculano Duarte Ribas, às quintas-feiras e domingos, foi realocada para a Praça de Eventos “Lucília Gomes Felippe”, localizada na avenida Antonio Massa, 150, Centro, sendo realizada nos mesmos dias.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá