Início » Mais de cinco mil alunos participam do programa Educação Viária é Vital

Mais de cinco mil alunos participam do programa Educação Viária é Vital

Programa envolveu educadores e alunos para abordar temas relacionados à convivência harmoniosa no trânsito para reduzir índices de acidentes

by Secretaria de Comunicação Secom

A Secretaria de Educação de Poá finalizou na última sexta-feira (29/10), o programa “Educação Viária é Vital”, realizado em todos os 44 estabelecimentos de ensino municipal. Cerca de 5.230 alunos da rede participaram da iniciativa que foi desenvolvida por meio do convênio com o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran) e da parceria com a Fundación MAPFRE.

O programa teve início nas escolas de Poá no início do mês de agosto, após a secretária de Educação, Simone Lacerda, ter realizado a assinatura do convênio em um evento na sede do Detran, em São Paulo, com a presença do presidente do órgão, Neto Mascellani.

“Por meio do programa, conseguimos envolver os alunos em observação, análise e crítica das condições de circulação dentro da escola, nos bairros e na cidade, além de promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentro e fora do ambiente escolar”, afirmou a secretária.

De acordo com a responsável pela Pasta, o programa também envolveu professores, coordenadores pedagógicos e diretores de instituições de ensino da pré-escola e ensino fundamental que receberam uma capacitação para que pudessem desenvolver projetos educacionais em conjunto com os alunos.

“O programa ‘Educação Viária é Vital’ teve como objetivo fomentar a realização de projetos nas escolas que favoreçam práticas de convivência no trânsito com a finalidade de reduzir os índices de acidentes por meio de ações educativas, que priorizem a adoção de comportamentos básicos para um deslocamento seguro, de maneira que crianças e adolescentes possam adquirir hábitos que contribuam para a formação de cidadãos mais atentos, conscientes e respeitosos em relação à segurança viária”, destacou Simone.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá