Início » Grupo de Fiscalização Integrada realiza vistoria em Poá

Grupo de Fiscalização Integrada realiza vistoria em Poá

Ação foi realizada nesta segunda-feira (21/11) e contou com a participação de diversas autoridades dos municípios integrantes da equipe

A Secretaria de Meio Ambiente de Poá participou nesta última segunda-feira (21/11), de uma vistoria em duas áreas no município realizada pelo Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), no qual Poá é integrante. O projeto que também conta com a participação dos municípios de Suzano e Ferraz de Vasconcelos, visa fiscalizar e supervisionar o descarte irregular de resíduos gerados pela construção civil em áreas de mananciais, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

Os dois locais vistoriados foram a rua Pedro Esperidião Hoffer, no Jardim Nova Poá, e a uma área entre as ruas Ipanguaçu e a Santa Luzia, no Jardim Santa Luzia. “Ambos são locais que chamamos de “viciados”, pois o descarte de resíduos de maneira irregular, infelizmente, é recorrente. Recentemente, essas duas áreas receberam limpeza e serviços de zeladoria pela nossa Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), e hoje nós do GFI viemos averiguar a situação dessas localidades, comenta a secretária de Meio Ambiente de Poá, Claudete Canada.

Além da chefe da Pasta de Poá, a ação contou a participação da diretora de Meio Ambiente de Suzano, Solange Wuo; do Secretário de Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcellos, Moacyr Alves; da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Polícia Militar Ambiental e da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA).

O Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) se trata de um convênio assinado em junho deste ano pela prefeita Marcia Bin com o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, que garantiu o envio de novos equipamentos para auxiliar o trabalho das equipes em campo (um computador, dois tablets, um drone e um veículo) para ações de monitoramento e fiscalização ambiental no âmbito das áreas de mananciais.

Para a secretária da Pasta responsável, Claudete Canada, o projeto irá garantir a sustentabilidade e preservação de diversos locais do município por meio do monitoramento preventivo. “Com os equipamentos encaminhados pelo governo do Estado, nós iremos acompanhar e fiscalizar ações de despejo ou descarte irregular de materiais ao redor do município. Assim, podendo autuar e multar àqueles que agirem de maneira ilegal”, completou.

FOTOS: Divulgação