Início » Fiscalização orienta ambulantes a se regularizarem junto à Prefeitura

Fiscalização orienta ambulantes a se regularizarem junto à Prefeitura

Vendedores informais foram notificados a regularizar a situação; apenas seis comerciantes seguiram as orientações e têm autorização para atuar nas ruas

O Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Poá realiza, a partir da próxima segunda-feira (19/09), uma ação de controle e combate do comércio ambulante irregular no município. Desde o final do último mês de agosto, fiscais da repartição têm notificado os comerciantes informais sobre a necessidade de se regularizar junto à Municipalidade e, desde então, apenas seis seguiram as orientações para trabalharem dentro da formalidade.

De acordo com o responsável pelo departamento, Carlos Sousa, houve um aumento no número de vendedores informais na cidade, principalmente, por conta do período de pandemia da Covid-19, porém, a maioria deles é oriunda de outras cidades e comercializa produtos pirateados. “É preciso ter um controle deste tipo de comércio para deixar a cidade mais organizada e promover mais qualidade no serviço que é ofertado ao munícipe, além de dar mais dignidade ao comerciante que passará a trabalhar devidamente regulamentado perante a Municipalidade”, afirmou o diretor.

Para se regularizar, o comerciante deve procurar o Departamento de Fiscalização de Posturas, localizado na rua Deputado Cunha Bueno, 411, Centro, das 9 às 16 horas, munidos de documentos pessoais, comprovante de residência do município, descrição do material que será comercializado, dimensões e foto da barraca ou carro, além de apresentar três opções de local que pretende trabalhar para avaliação do departamento.

“Já realizamos o período de notificação dos comerciantes que, segundo o nosso levantamento, são aproximadamente 20 ambulantes. A partir da próxima semana, os vendedores que não estiverem com a sua situação regularizada junto à Prefeitura, terão o seu material recolhido, por isso orientamos para que procurem o Departamento de Fiscalização para que possam trabalhar com tranquilidade e de acordo com a lei”, afirmou o diretor Carlos Sousa.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Arquivo Secom Poá