Início » Desassoreamento do Rio Tietê tem início no trecho de Poá

Desassoreamento do Rio Tietê tem início no trecho de Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

Após cobranças da Prefeitura Municipal, obras começam na cidade e serão custeadas integralmente pelo Governo do Estado

As obras de desassoreamento do Rio Tietê terão início no trecho de Poá. A confirmação foi feita pelo Governo do Estado após cobranças da Prefeitura Municipal e mobilização do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A ação é importante para reduzir o impacto das chuvas em Poá e região e evitar enchentes no período de fortes chuvas.

O município integra o segundo trecho de obras, que beneficiará 14,9 quilômetros do rio entre a divisa de Itaquaquecetuba até a foz do Ribeirão Taiaçupeba-Mirim, em Suzano, com investimento de R$ 47,4 milhões. A expectativa é que as intervenções removam cerca de 315 mil m³ de sedimentos.

“Realizamos diversas reuniões com a superintendência e equipe técnica do DAEE para garantir a realização destas obras antes do período das fortes chuvas. As intervenções tiveram sucesso e nosso município será beneficiado com os investimentos”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.

No total, as intervenções promovidas pelo DAEE abrange todo o perímetro de Itaquá a Mogi das Cruzes, com investimento total de R$ 132,6 milhões, contemplando 44,2 quilômetros do rio Tietê. O prazo de execução é de 30 meses.

“Estamos fazendo a lição de casa, limpando bueiros, bocas de lobo, galerias de águas pluviais, desassoreando rios e córregos. As obras no Rio Tietê eram aguardadas há muito tempo pela nossa região e são fundamentais no combate às enchentes neste período de fortes chuvas”, afirmou a prefeita Marcia Bin.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, já realiza a limpeza dos seus rios e córregos da cidade como ações complementares de combate às enchentes. A exemplo disso, foi feito o desassoreamento do Córrego Tucunduva, eliminando cerca de 700 metros cúbicos de sedimentos em mais de 1,4 mil metros de área.

Em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa Rios Vivos, a gestão municipal também realiza o desassoreamento dos córregos Bela Vista e Itaim.