Início » Desassoreamento do rio Guaió tem início em Poá

Desassoreamento do rio Guaió tem início em Poá

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos iniciou nesta segunda-feira (26/07) os serviços de desassoreamento do trecho do rio Guaió, localizado próximo a estrada Mário Covas, quase no limite com o município de Suzano. A obra que está sendo realizada em parceria com o Governo do Estado, tem como finalidade reduzir os riscos de enchentes e assim aumentar a vazão das águas, principalmente em dias de chuva.

De acordo com a secretária da pasta, Claudete Canada, o custo da obra de desassoreamento é proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). “Esse período de estiagem é o ideal para realizar este serviço. Acabamos de fazer a limpeza e o desassoreamento do córrego Itaim e, agora, já estamos iniciando esse trecho do Rio Guaió”, ressaltou.

Acompanhada pela secretária de Meio Ambiente, a prefeita Marcia Bin vistoriou o início dos serviços e destacou a importância de obras como esta. “É uma ação muito importante e que tem como objetivo reduzir riscos e possíveis problemas causados pelas fortes chuvas. É um serviço preventivo e que traz mais tranquilidade a todos”, destacou a chefe do Poder Executivo.

O desassoreamento consiste na remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e lagos que chegam aos corpos hídricos por meio de processos antrópicos ou naturais. O procedimento de remoção de sedimentos é geralmente executado de forma mecânica.

De acordo com Claudete, a administração municipal tem adotado diversas medidas preventivas contra as enchentes. “Até o presente momento cinco córregos já foram limpos ou desassoreados este ano (Paraibuna, Paredão, Bela Vista, Itaim e Campo Grande). Além destes serviços, também já foram realizados a limpeza de bocas de lobo e redes de captação de águas pluviais na região central da cidade”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá