Início » Prefeitura amplia vagas do Albergue para acolhimento de pessoas em situação de rua

Em virtude da queda brusca de temperatura prevista para esta quarta-feira (28/07), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá realizou a compra de colchões por meio de um plano emergencial, em prol das pessoas em situação de rua do município. O objetivo é aumentar o acolhimento do Albergue Municipal e amenizar o sofrimento de quem mais sofre com as baixas temperaturas.

De acordo com o chefe de Gabinete e secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Lucas Bertagnolli, a aquisição dos colchões tem como finalidade ampliar, em caráter emergencial, a capacidade do Albergue Municipal. “Sabemos das dificuldades que as pessoas em situação de rua enfrentam, principalmente neste período de baixas temperaturas. O Albergue tem uma capacidade de atendimento para 30 pessoas, estamos ampliando em 50% esse acolhimento para atender o maior número possível de pessoas”, afirmou.

Equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizam a abordagem das pessoas em situação de rua para orientação e acolhimento no Albergue Municipal, localizado na rua Vicente Guida, 153, vila Açoreana. “Eles estão sendo orientados a chegarem ao abrigo até às 18 horas, quem estiver no local neste horário terá direito ao jantar. Quem chegar após este horário, será ofertado uma sopa. Já às pessoas que optarem em permanecer nas ruas, receberão cobertores, por meio da Campanha do Agasalho ‘Inverno Solidário – Um Ato Que Aquece’”, destacou Lucas Bertagnolli.

Segundo o secretário, a decisão pela realização do plano emergencial surgiu após reunião com a prefeita Marcia Bin que, preocupada com a situação dessas pessoas, solicitou uma ação rápida. “Temos acompanhado essa questão das temperaturas na região, uma vez que estamos tendo um inverno muito rigoroso. Por isso, a prefeita determinou que realizássemos uma ação em prol deste público, uma vez que ela já atuou como secretária desta pasta e conhece o sofrimento de quem pernoita nas ruas”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá