Ação aconteceu na Vila Varela com objetivo de identificar e notificar empresas e casas que ocupam o local de conservação natural
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá, em parceria com os Departamentos de Habitação de Interesse Social e de Fiscalização de Posturas, além da Guarda Civil Municipal (GCM), participou da operação realizada na manhã desta terça-feira (16/08), pela Polícia Militar Ambiental e a Fundação Florestal com o objetivo de identificar e avaliar as ocupações irregulares de empresas e casas construídas em área de proteção ambiental na Vila Varela.
A ação foi realizada para auxiliar e verificar o quanto a área já foi afetada e quais serão os passos a serem tomados posteriormente. “Esta é uma ação importante para o município, estamos tentando combater essas ocupações da melhor maneira possível e, principalmente em área ambiental”, disse a responsável pela Pasta, Claudete Canada.
“A policia ambiental autuou e multou algumas empresas que não tinham licença de operação e nós também notificamos alguns imóveis que não possuíam alvará para funcionamento, temos que continuar fazendo esse trabalho para garantir a conservação destes patrimônios ambientais”, frisou o diretor do Departamento de Fiscalização, Carlos Sousa.
Durante a ação houve ainda a demolição de uma adega construída de forma irregular próxima ao canal de água da cidade, por meio da Secretaria de Obras Públicas, além do resgate de pássaros que estavam presos em cativeiro. É importante lembrar que as áreas de proteção ambiental (APAs), são protegidas pela legislação brasileira como parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, os locais podem sim contar um grau de concentração humana, porém, devem ter a sua biodiversidade preservada para manter a qualidade de vida e o bem estar da população.
FOTOS: Divulgação