Início » Departamento de Vigilância em Saúde de Poá alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe

Departamento de Vigilância em Saúde de Poá alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe

by Secretaria de Comunicação Secom

A campanha de vacinação contra a gripe segue com adesão abaixo da meta, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde do município. Apenas 9.317 pessoas compareceram em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se imunizar contra a influenza. O objetivo é vacinar 90% do público-alvo estimado, o que representa aproximadamente 30,2 mil pessoas. Porém, de acordo com o setor responsável, até o momento, apenas 31% recebeu a aplicação.

“A adesão à campanha de vacinação contra a gripe está muito baixa. A imunização contra a influenza pode evitar o surgimento de diversas complicações decorrentes da doença”. Com esta afirmação, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde do município de Poá, Leonardo Barbosa Garcia, ressalta a importância da vacina e faz o chamamento da população para se proteger contra o vírus da h1n1, h3n2 e influenza B.

Atualmente, a campanha de vacinação tem como público-alvo crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, idosos 60+ e profissionais da Educação. “É importante ressaltar a necessidade de ter um intervalo entre as vacinas contra a gripe e a Covid-19 de, no mínimo, 14 dias. Isso é uma precaução e não uma contraindicação”, afirmou a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus. Além disso, é bom frisar que mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel.

“A pessoa que se vacina contra a gripe se previne de diversos problemas decorrentes da doença que é causada pelo vírus H1N1 como, por exemplo, internações, óbito e a sobrecarga nos serviços de Saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do coronavírus (Covid-19)”, destacou Leonardo.

No ato da vacinação, o público-alvo da 1ª etapa deve apresentar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal com foto. Já os idosos com mais de 60 anos devem estar munidos com o comprovante de endereço e RG e os profissionais da Educação, com qualquer documento que comprove atividade funcional na área como, por exemplo, holerite, crachá ou CLT.

A campanha de vacinação contra a gripe é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), como Tito Fuga (rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444 –Vila Jaú), José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270 – Vila Pereta), Santa Helena (rua Men de Sá, 560 – Vila Santa Helena), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88 – Jardim América) e Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá), além do Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146 – Centro).

Vacinas aplicadas:

Crianças: 4.127

Gestantes: 501

Trabalhador da saúde: 1.217

Puérperas: 76

Idosos 60+: 3.159

Profissionais da Educação: 237

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá