Início » Defesa Civil faz alerta sobre cuidados para combater

Defesa Civil faz alerta sobre cuidados para combater

Objetivo é coibir queimadas no município, consideradas crime ambiental, por meio de métodos de prevenção e conscientização junto à população

Desde o início deste ano, o município de Poá já registrou mais de 50 atendimentos relacionados às queimadas e por meio do projeto “Alerta Vermelho”, a Secretaria de Segurança Urbana, através do Departamento de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, alerta sobre os cuidados necessários para coibir a prática considerada crime ambiental.

Além de mapear e monitorar áreas que apresentam recorrência de queimadas em diversos pontos da cidade, a Defesa Civil também orienta a população para conscientizar e prevenir os moradores do entorno dessas referidas áreas sobre os perigos das queimadas.

Os períodos de Outono e Inverno, geralmente contam com o tempo muito seco, criando um ambiente propício para queimadas que podem acontecer de maneira natural, porém a ação humana também pode gerar incidentes como, por exemplo, jogar bitucas de cigarros nas margens de ruas e rodovias.  “Além disso, também é importante evitar utilizar fogo próximo à vegetação (urbano ou rural), não queimar lixo ou descartes residenciais, manter os lotes limpos sem usar fogo para isso”, destacou a responsável o diretor da Defesa Civil, José Ferreira de Souza.

O programa é inspirado na “Operação Corta-Fogo”’ do Governo do Estado e partindo do estudo e monitoramento, juntamente com as denuncias realizadas através dos canais oficiais é possível realizar ações preventivas para combater esses incidentes.

O Departamento de Defesa Civil também conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para a realização do monitoramento e fiscalização desses locais. Denúncias podem ser realizadas pelos telefones 4636-6408 (Secretaria do Meio Ambiente) – das 8 às 17 horas; 199 (Defesa Civil) – das 8 às 17 horas; 153 (Guarda Civil Municipal) – serviço 24 horas e o 4634-1666 (Plantão Guarda Civil Municipal) – serviço 24 horas.

FOTOS: Divulgação