Início » Campanha de conscientização do uso racional da água será realizada em Poá

Campanha de conscientização do uso racional da água será realizada em Poá

Cidades do Alto Tietê foram oficializadas pelo Gaema sobre a possibilidade da região enfrentar uma crise hídrica mais intensa que a de 2015

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), realizará uma campanha municipal de conscientização para o uso racional da água, em virtude da possibilidade de enfrentarmos uma nova crise hídrica na região.

De acordo com a responsável pela Pasta, Claudete Canada, todas as cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), foram oficializadas pelo Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público de São Paulo, sobre a possibilidade de a região sofrer uma crise hídrica ainda mais severa do que a que ocorreu em 2015.

“Os mananciais que abastecem o Alto Tietê e a Região Metropolitana estão perdendo volume de água em decorrência de diversos problemas relacionados, principalmente, as mudanças climáticas como, por exemplo, desmatamento, poluição e o chamado estresse hídrico na Bacia Hidrográfica”, ressaltou a secretária. O estresse hídrico citado pela secretária é um termo utilizado para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade.

Como o uso racional da água é uma das maneiras mais efetivas que a população pode adotar para colaborar, a Secretaria realizará uma ação de conscientização junto aos servidores e munícipes. “Também vamos trabalhar em parceria com a Secretaria de Educação para colocar adesivos nos banheiros das unidades escolares. A empresa Radial Transportes, responsável pelo transporte público municipal, também participará da ação adesivando alguns ônibus com material informativo”, afirmou Claudete.

A ação de conscientização ainda contará com a distribuição de cartazes informativos sobre o uso racional da água pela cidade. “Teremos ainda vídeos educativos, além das palestras que poderemos realizar junto à população. Peço para que todos participem e colaborem, seja com o uso racional ou, ao menos, com um olhar diferenciado para vazamentos e uso incorreto da água”, finalizou a secretária. A programação será divulgada em breve.