Início » Poá inaugura a 1ª loja para troca de recicláveis “Colete e Troque” nesta terça-feira

A unidade tem como objetivo incentivar a troca de recicláveis por produtos; a unidade está instalada na Praça da Bíblia e funcionará às 3ª e 5ª feiras

O município de Poá inaugura na próxima terça-feira (19/10), a “Colete e Troque”, unidade da Loja do Bem, que é gerida por meio da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos e a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano. A iniciativa faz parte do projeto Recicla Cidade e tem como objetivo fomentar no município a coleta seletiva e a ideia de que os resíduos têm valor.

A primeira loja do município destinada à troca de recicláveis por produtos, segundo a responsável pela Pasta, Claudete Canada, já conta com outras unidades nas cidades de Salesópolis e Guararema. “Nestas cidades, as Lojas do Bem obtiveram um excelente resultado, sendo muito bem aceitas e utilizadas pela população. Queremos que Poá tenha o mesmo sucesso, além de incentivar a coleta seletiva e conscientizar os munícipes que o reciclável tem valor”, afirmou.

A Loja do Bem faz parte da política ambiental que a Secretaria quer implantar no município, com a finalidade de fomentar a coleta seletiva, incentivando a troca dos recicláveis pela Moeda Social que será realizada na própria unidade. “O munícipe pode escolher os produtos e pagar com a referida moeda que só terá validade na loja. As trocas são por produtos diversos e vouchers doados pelos comércios da cidade, por meio de parcerias. Tudo disponível na própria Loja”, afirmou Claudete. Para a manutenção do projeto, será necessária a realização de parceria com os comércios da cidade para obter doações de produtos, que serão adquiridos pela população.A iniciativa também conta com a parceria da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (Cruma) e da Secretaria de Cultura.

O sistema de coleta converte 30 unidades de materiais doados em uma moeda social. A partir de 30 moedas acumuladas, o consumidor poderá realizar as trocas. Esta é uma forma inovadora e responsável de fortalecer o fomento à educação social e ambiental, além de reforçar o valor de destinar os resíduos adequadamente.

“Agradeço a prefeita Marcia Bin pela autonomia que deu a Secretaria para realizar ações voltadas para a preservação do meio ambiente na cidade, bem como para fomentar a coleta que contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Vale ressaltar, que adotando estas pequenas atitudes na nossa rotina e preparando a casa ou empresa para separar corretamente o lixo, estaremos exercendo uma das melhores maneiras de ajudar na preservação do meio ambiente”, finalizou a secretária.

A Loja do Bem “Colete e Troque” está localizada nas dependências da Praça da Bíblia, na rua Vicente Guida, s/n, Centro. O horário de atendimento será de terça e quinta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá