Início » Poá realiza “Dia V” da Campanha de Multivacinação neste sábado

Poá realiza “Dia V” da Campanha de Multivacinação neste sábado

by Secretaria de Comunicação Secom

Atualização das carteiras vacinais ocorrerá em todas as UBS’s e ESF’s, das 9 às 15 horas; neste dia não terá aplicação da vacina contra a Covid-19

O município de Poá realiza neste sábado (16/10), o “Dia V” da Campanha de Multivacinação em todas as unidades da rede básica de saúde. A ação será realizada das 9 às 15 horas e tem como finalidade proporcionar aos munícipes a atualização das carteiras vacinais que não estão em dia pela falta de alguma vacina.

A campanha nacional teve início no 1º dia deste mês de outubro e, até o momento, 445 cadernetas de vacinação já foram atualizadas no município. “É de grande importância manter atualizado o cartão vacinal. É a melhor maneira de mantermos as doenças que são prevenidas pelas vacinas, longe das nossas crianças”, afirmou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

O “Dia V” da Multivacinação será realizado neste sábado (16/10), nos mesmos moldes que a campanha é aplicada, diariamente, no município. A ação ocorrerá das 9 às 15 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s). “Vale ressaltar que no ‘Dia V’, não serão aplicadas as vacinas contra a Covid-19. A campanha de imunização contra o coronavírus será retomada, normalmente, na próxima segunda-feira (18/10)”, destacou Leonardo.

Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos da campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

DADOS

Segundo os números divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde, nesta quinta-feira (14/10), 445 carteiras vacinais já foram atualizadas no município, sendo 203 de crianças com até um ano de idade, 127 cadernetas de crianças com idade entre 2 e 4 anos e 115 documentos colocados em dia de munícipes com idade entre 5 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

“Pedimos aos pais e/ou responsáveis que não deixem de levar os seus filhos para atualizar a carteira. Manter as vacinas em dia é de extrema importância para o combate de diversas doenças e, consequentemente, para a manutenção da saúde das crianças”, finalizou Leonardo.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá