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Alunos do 9º ano da Emeb Estância terão aulas de Inclusão Tecnológica em 2022

by Secretaria de Comunicação Secom

Novidade é resultado da parceria entre Prefeitura e IFSP e passa a vigorar a partir do início do próximo ano letivo para cerca de 300 alunos dos 9º anos

Cerca de 300 alunos dos 9º anos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Estância Hidromineral de Poá terão, a partir do início do ano letivo de 2022, aulas de Inclusão Tecnológica (robótica). A novidade se deve pela formalização do convênio entre a Prefeitura de Poá e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizada na última semana, por meio da assinatura do documento feito pela prefeita Marcia Bin.

O objetivo deste projeto é a inclusão digital, através da iniciação à programação, de alunos e professores dos 9º anos da educação básica, bem como dos alunos monitores do IFSP, com o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, e aplicações interdisciplinares com foco em matemática e ciências da natureza, culminando com o desenvolvimento do protagonismo, do espírito de cooperação e colaboração, da criatividade, da autonomia, senso crítico e do trabalho em equipe.

“Além da contextualização, as atividades serão embasadas em problematizações e atividades interdisciplinares, envolvendo os objetos de conhecimento de matemática e de ciências da natureza, como o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a resolução de problemas, o cálculo da área de figuras planas, cálculo da distância entre dois pontos, estudo das frações e das equações. Todos esses objetos de conhecimento serão trabalhados de forma contextualizada e problematizadas com a utilização de metodologias ativas, com a aprendizagem entre pares (peer instruction), aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning), sala de aula invertida (flipped classroom), robótica pedagógica, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem mão na massa (movimento maker)”, ressaltou a secretária de Educação, Simone Lacerda.

De acordo com a responsável pela Pasta, as oficinas propõem atividades para o desenvolvimento de habilidades procedimentais e atitudinais, além das habilidades conceituais. “Importante ressaltar que o domínio das tecnologias é um fator de inclusão social, pois um sujeito que é analfabeto tecnológico tende a ser excluído de várias atividades do cotidiano. Por isso a importância da alfabetização tecnológica, pois ela pode ser um fator que contribui para a inclusão econômica e social”, destacou.

Os alunos terão as atividades para a iniciação tecnológica da seguinte maneira: identificar as concepções prévias dos alunos sobre os objetos de conhecimento abordados nos dois últimos anos do ensino fundamental II, principalmente referentes à matemática e ciências da natureza; criar uma dinâmica para explicar aos alunos o que é programação e quais são as linguagens de programação mais utilizadas; elaborar as oficinas de programação, utilizando uma linguagem de programação em bloco, com o ambiente Scratch; elaborar experimentos e exercícios, levando em consideração os objetos de conhecimento abordados nos dois últimos anos do ensino fundamental II, nas disciplinas de matemática e ciências da natureza, para serem aplicados nas oficinas por meio de metodologias ativas; elaborar experimentos práticos, utilizando kits de Robótica e a Plataforma Arduino; realizar a capacitação de professores multiplicadores, colaboradores externos e alunos bolsistas e voluntários; ofertar as oficinas para turmas de alunos dos 9º de escolas públicas.

“Vivemos em uma época que a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço e importância em nossas vidas, por isso entendemos que este convênio é de grande importância para o desenvolvimento das nossas crianças. Temos este tipo de aprendizado de tecnologias e de programação como a nova alfabetização da sociedade atual e a falta de oportunidade de acessar esse conhecimento leva o indivíduo à exclusão digital e a perda de oportunidades, conduzindo a desigualdade social”, finalizou a prefeita.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá