Início » Agentes da Defesa Civil de Poá participam de curso no Palácio dos Bandeirantes

Agentes da Defesa Civil de Poá participam de curso no Palácio dos Bandeirantes

Com duração de duas semanas, curso visa capacitar agentes para a função de proteção e defesa civil em todo o estado de São Paulo

Os agentes da Defesa Civil de Poá iniciaram nesta segunda-feira (19/09), o curso de Gestores de Proteção e Defesa Civil, que está sendo realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. Com duração de duas semanas, o curso busca capacitar os agentes estaduais e de outros estados para gestão de proteção.

A iniciativa da Defesa Civil Estadual beneficia os agentes de todo o estado e de outras localidades, bem como coordenadores de Defesas Civis municipais, policiais e bombeiros com a finalidade de desenvolverem habilidades e competências de caráter multidisciplinar nas ações preventivas, para intervirem na realidade social, política e econômica da sociedade.

A ação também contribuirá para que o gestor público desenvolva visão estratégica de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução na busca de uma sociedade proativa, visando à redução do risco de desastres, em parceria com as entidades e órgãos que tratam do assunto em âmbito mundial.

Para o coordenador da Defesa Civil poaense, José Ferreira de Souza, cursos como este são imprescindíveis, para o aperfeiçoamento dos agentes. “Infelizmente vivemos períodos de instabilidade ambiental e nosso País é palco recorrente de diversos desastres naturais. Desta forma, se faz necessário passar por uma capacitação como esta para que possamos trabalhar de forma mais eficiente e coordenada, diante dos desafios que possam surgir futuramente”, explicou.

Por fim, a capacitação servirá também para os agentes aperfeiçoarem a utilização das diversas ferramentas disponibilizadas pelo Estado e Governo Federal para reconhecimento e declaração de situação de emergências e estado de calamidade pública em locais afetados por tragédias ambientais.

FOTOS: Divulgação