Início » Obra de construção do novo viaduto poaense avança nos últimos dias

Obra de construção do novo viaduto poaense avança nos últimos dias

Profissionais realizam processo de estruturação para implantação de vigas protendidas; obra está prevista para ser finalizada nos meses finais de 2023

“A obra de construção do novo viaduto está ganhando ritmo e já é possível notar avanços no canteiro de obras!”. Com esta afirmação o secretário poaense de Obras Públicas, Ricardo Leão, definiu o andamento dos serviços da obra que está sendo realizada na área central do município. A construção tem como finalidade “desafogar” o tráfego de veículos durante a transposição sobre a linha férrea da CPTM, pelo viaduto Tancredo Neves, considerado saturado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana.

A informação foi divulgada pelo secretário de Obras Públicas, Ricardo Leão, nesta terça-feira (20/09), destacando o início dos serviços de instalação das vigas acima dos pilares de sustentação, além da estruturação para instalação de vigas protendidas, e ainda a instalação de vigas para a parede da alça de saída da nova construção.

A obra que foi retomada no inicio do segundo semestre, por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Estadual, tem previsão de término para o fim de 2023. O convênio se deu a partir das constantes tentativas da prefeita, Marcia Bin, para conseguir o recurso e finalizar a construção da estrutura que estava parada desde a última gestão. “Estamos avançando com as obras e sabemos que depois de concluída ela irá resolver a sobrecarga de veículos que o viaduto ‘Tancredo Neves’ recebe diariamente”, disse o chefe da Pasta.

O município de Poá é a única cidade da região “cortada” pela linha férrea da CPTM e que possui apenas uma transposição para interligar os lados norte e sul do município. A obra está orçada em R$ 12.062.681,92, porém, o convênio com o Governo do Estado, garante a Municipalidade o valor de R$ 12 milhões, sendo o restante proveniente de recursos próprios.

“A prefeita, Marcia Bin, busca estar a par de todos os processos da obra, ela entende a necessidade da construção do novo viaduto, e, por isso, estamos sempre em contato por meio de reuniões com a equipe técnica da Pasta. A iniciativa da prefeita em conseguir o convênio foi extremamente crucial para conseguirmos entregar essa obra que vai interferir diretamente na mobilidade urbana do povo poaense”, finalizou o secretário. Vale ressaltar que o viaduto Tancredo Neves também segue recebendo obras de manutenção e zeladoria ao longo dos últimos meses.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá