Profissionais realizam processo de estruturação para implantação de vigas protendidas; obra está prevista para ser finalizada nos meses finais de 2023
“A obra de construção do novo viaduto está ganhando ritmo e já é possível notar avanços no canteiro de obras!”. Com esta afirmação o secretário poaense de Obras Públicas, Ricardo Leão, definiu o andamento dos serviços da obra que está sendo realizada na área central do município. A construção tem como finalidade “desafogar” o tráfego de veículos durante a transposição sobre a linha férrea da CPTM, pelo viaduto Tancredo Neves, considerado saturado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana.
A informação foi divulgada pelo secretário de Obras Públicas, Ricardo Leão, nesta terça-feira (20/09), destacando o início dos serviços de instalação das vigas acima dos pilares de sustentação, além da estruturação para instalação de vigas protendidas, e ainda a instalação de vigas para a parede da alça de saída da nova construção.
A obra que foi retomada no inicio do segundo semestre, por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Estadual, tem previsão de término para o fim de 2023. O convênio se deu a partir das constantes tentativas da prefeita, Marcia Bin, para conseguir o recurso e finalizar a construção da estrutura que estava parada desde a última gestão. “Estamos avançando com as obras e sabemos que depois de concluída ela irá resolver a sobrecarga de veículos que o viaduto ‘Tancredo Neves’ recebe diariamente”, disse o chefe da Pasta.
O município de Poá é a única cidade da região “cortada” pela linha férrea da CPTM e que possui apenas uma transposição para interligar os lados norte e sul do município. A obra está orçada em R$ 12.062.681,92, porém, o convênio com o Governo do Estado, garante a Municipalidade o valor de R$ 12 milhões, sendo o restante proveniente de recursos próprios.
“A prefeita, Marcia Bin, busca estar a par de todos os processos da obra, ela entende a necessidade da construção do novo viaduto, e, por isso, estamos sempre em contato por meio de reuniões com a equipe técnica da Pasta. A iniciativa da prefeita em conseguir o convênio foi extremamente crucial para conseguirmos entregar essa obra que vai interferir diretamente na mobilidade urbana do povo poaense”, finalizou o secretário. Vale ressaltar que o viaduto Tancredo Neves também segue recebendo obras de manutenção e zeladoria ao longo dos últimos meses.
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá