Início » Secretaria de Saúde faz alerta por baixa procura de vacina contra Poliomielite

Secretaria de Saúde faz alerta por baixa procura de vacina contra Poliomielite

by Secretaria de Comunicação Secom

Até o momento apenas 36,83% das crianças de um a quatro anos foram vacinadas; Campanha vacinal segue até o próximo dia 30 de setembro

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Poá, nesta quarta-feira (14/09), somente 36,83% do público-alvo foi imunizado contra a Poliomielite no município. No total, 2.424 crianças receberam a dose do imunizante desde o inicio da Campanha de Vacinação, no último dia 5 de agosto. O município tem por objetivo vacinar 95% das 5,7 mil crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias (número estimado).

Ainda de acordo com informações da Pasta, até o momento a maior procura foi entre as crianças de até um ano, porém, a porcentagem de vacinados nesta faixa etária foi de apenas 42,57%. Enquanto isso, a imunização das crianças de dois, três e quatro anos, permanece na casa dos 30%. “Precisamos subir a porcentagem de crianças vacinadas contra a Poliomielite em Poá. Estamos promovendo a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite em todas as UBS’s (Unidade Básica de Saúde) da cidade, entretanto, os números mostram que estamos distantes de atingir a meta estipulada”, destacou o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

Desde o início da Campanha, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, tem realizado ações estratégicas para conseguir alcançar o maior número possível de crianças como, por exemplo, o Dia D de Vacinação no último dia 20 de agosto, onde cerca de 800 crianças foram imunizadas. Durante a 47ª edição da Expoá (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais), realizada neste mês de setembro, a Tenda da Saúde que esteve presente na festa, durante sete dias do evento, também efetuou a imunização, mas em virtude da baixa procura somente 16 doses foram aplicadas.

O diretor do Departamento de Vigilância e Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, reforçou a importância dos responsáveis procurarem os postos de saúde e vacinar suas crianças. “Em todo o País estamos com um alto risco de epidemia de paralisia infantil, justamente, por essa baixa adesão da Campanha Nacional contra a Poliomielite, por isso, peço que os pais e/ou responsáveis, levem seus filhos até a UBS mais próxima à sua residência para receberem o imunizante. Desta forma, conseguiremos manter o controle dessa doença tão letal para os nossos pequenos”, salientou.

Em virtude da baixa adesão, a Campanha Nacional contra Poliomielite, inicialmente prevista para ser encerada no dia 09 de setembro, foi prorrogada no município até o próximo dia 30. A imunização pode ser feita das 9 às 15 horas, em todos os postos de saúde, exceto a UBS Doutor Oswaldo Cypriano Mônaco, no Jardim Nova Poá, onde a imunização é feita das, das 9 às 18 horas. Para receber os imunizantes é preciso apresentar a carteirinha de vacinação, um documento com foto e um comprovante de endereço.

Números da vacinação:

Até 01 ano – 579 doses aplicadas (42,57% da cobertura vacinal)

01 a 02 anos – 585 doses aplicadas (33,62% da cobertura vacinal)

02 a 03 anos – 635 doses aplicadas (36,49% da cobertura vacinal)

03 a 04 anos – 625 doses aplicadas (35,91% da cobertura vacinal)

Total: 2.424 doses aplicadas (33,62% da cobertura vacinal)

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.