Início » Viveiro municipal está em fase final de construção na sede da Secretaria do Meio Ambiente

Local fará parte do Centro de Educação Ambiental (CEA); estufa também está sendo construída para cultivo de hortaliças e árvores

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá está finalizando as obras de construção do viveiro e da estufa, na sede da Pasta, localizada na avenida Adutora, n° 1.111, Jardim Nova Poá. O local está em processo final de instalação do sistema de irrigação e passa, neste momento, pela criação dos projetos das bancadas que serão instaladas no viveiro. Assim que finalizado, o Centro de Educação Ambiental (CEA) terá como meta promover a educação ambiental dos alunos das redes municipal e estadual de ensino, objetivando a construção de uma sociedade mais ecológica.

A prefeita Marcia Bin esteve presente nesta quinta-feira (18/08) na Secretaria vistoriando as obras e comentou sobre a importância da iniciativa. “O meio ambiente é algo que devemos cuidar e preservar de todas as formas possíveis, construir um espaço como esse e utilizá-lo para a educação dos nossos jovens é garantia de que no futuro conseguiremos ter uma sociedade ecologicamente mais responsável”, disse a chefe do Executivo.

O CEA promoverá para os alunos das escolas poaenses, atividades de conhecimento, cultivo e preservação das plantas e do solo. Além de cursos práticos de capacitação para a produção de mudas, voltados para a comunidade e profissionais da educação. “É uma felicidade muito grande fazer parte da construção deste espaço. Agradeço a prefeita Marcia Bin por todo apoio que tem dado à secretaria para o desenvolvimento dos projetos. Estamos muito empenhados para poder passar aos nossos alunos e a população em geral mais conhecimento acerca do meio ambiente”, destacou a responsável pela Pasta, Claudete Canada.

As plantações de hortaliças, leguminosas e espécies medicinais que serão feitas na estufa também reabastecerão o projeto “Horta nas Escolas”, que já é realizado em diversas instituições de ensino do município. “Além disso, a expectativa é produzir também espécies arbóreas nativas e espécies ornamentais que serão utilizadas na arborização urbana e nas praças da cidade”, finalizou a secretária.

A estufa construída na área permitirá o acompanhamento de todas as variáveis necessárias para o bom cultivo de hortaliças, plantas e árvores, entre elas, o controle de temperatura, os níveis de irrigação do solo, além da quantidade de luz e vento que devem adentrar a estrutura. Após o cultivo dos plantios eles serão realocados para o viveiro onde receberão toda manutenção adequada. A sede da Pasta, que abriga as instalações do Centro de Educação Ambiental (CEA) fica localizada na avenida Adutora, n° 111, no Jardim Nova Poá.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá