Cidades do Alto Tietê foram oficializadas pelo Gaema sobre a possibilidade da região enfrentar uma crise hídrica mais intensa que a de 2015
A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), realizará uma campanha municipal de conscientização para o uso racional da água, em virtude da possibilidade de enfrentarmos uma nova crise hídrica na região.
De acordo com a responsável pela Pasta, Claudete Canada, todas as cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), foram oficializadas pelo Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público de São Paulo, sobre a possibilidade de a região sofrer uma crise hídrica ainda mais severa do que a que ocorreu em 2015.
“Os mananciais que abastecem o Alto Tietê e a Região Metropolitana estão perdendo volume de água em decorrência de diversos problemas relacionados, principalmente, as mudanças climáticas como, por exemplo, desmatamento, poluição e o chamado estresse hídrico na Bacia Hidrográfica”, ressaltou a secretária. O estresse hídrico citado pela secretária é um termo utilizado para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade.
Como o uso racional da água é uma das maneiras mais efetivas que a população pode adotar para colaborar, a Secretaria realizará uma ação de conscientização junto aos servidores e munícipes. “Também vamos trabalhar em parceria com a Secretaria de Educação para colocar adesivos nos banheiros das unidades escolares. A empresa Radial Transportes, responsável pelo transporte público municipal, também participará da ação adesivando alguns ônibus com material informativo”, afirmou Claudete.
A ação de conscientização ainda contará com a distribuição de cartazes informativos sobre o uso racional da água pela cidade. “Teremos ainda vídeos educativos, além das palestras que poderemos realizar junto à população. Peço para que todos participem e colaborem, seja com o uso racional ou, ao menos, com um olhar diferenciado para vazamentos e uso incorreto da água”, finalizou a secretária. A programação será divulgada em breve.
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá