Início » Xadrez feminino é vice-campeão estadual dos Jogos Abertos da Juventude

Xadrez feminino é vice-campeão estadual dos Jogos Abertos da Juventude

Time poaense obteve três vitórias e duas derrotas, somando 12 pontos. Cinco a menos que a cidade de Santos e 0,5 a mais que Franca e Assis

A cidade de Poá se consagrou na última sexta-feira (22/07), vice-campeã da modalidade Xadrez por equipe feminina, do 37º Jogos Abertos da Juventude do Estado de São Paulo, realizado na cidade de Presidente Prudente (SP), de 14 a 23 de julho. As quatro representantes poaenses, sob o comando do técnico Jair Brazileiro, realizaram cinco disputas durante a etapa final, sendo que cada vitória individual valia um ponto e, ao término da competição, 12 pontos, cinco a menos que a líder Santos e 0,5 pontos à frente de Franca (3ª) e Assis (4ª).

A equipe de Poá chegou à última partida com a obrigação de defender a 2ª colocação na classificação contra a cidade de Franca e, mesmo sendo derrotada pelo placar de 2,5 x 1,5, a pontuação obtida nesta última rodada foi suficiente para garantir o segundo lugar mais alto no pódio. “Foram cinco rodadas, sendo que Poá saiu vitoriosa contra três cidades. Foi uma participação de destaque, entramos entre as nove melhores cidades do Estado de São Paulo e saímos como a 2ª melhor”, destacou o secretário de Esportes, Ariel Borges.

Durante a competição, as xadrezistas poaenses venceram as equipes de Serrana, Araçatuba e Presidente Prudente, sendo esta última a anfitriã dos Jogos, sendo superadas apenas pelas cidades de Santos (campeã) e Franca (3ª lugar).

“Foi com muita satisfação e alegria que recebi a notícia sobre a conquista destas meninas. Estamos vivendo um período de retomada das atividades que foram suspensas desde o início da pandemia e ver que os poaenses já estão competindo em alto nível como a equipe de Xadrez e os atletas da Melhor Idade que disputaram os Jogos da Melhor Idade (JOMI) é motivo de muito orgulho. Parabenizo cada uma das competidoras, bem como do técnico Jair Brazileiro, e em nome da nossa cidade, agradeço todo empenho e dedicação para representar Poá nesta competição tão importante”, ressaltou a prefeita Marcia Bin.

CAMPANHA

Para chegar ao vice-campeonato estadual, as xadrezistas de Poá tiveram que passar por duas fases classificatórias, onde venceram Ferraz de Vasconcelos (sub-regional) e Cajamar (regional), ambas sediadas no próprio município poaense.

Com o passaporte carimbado para a fase final dos Jogos da Juventude, em Presidente Prudente, as meninas estrearam com vitória ao baterem Serrana e na rodada seguinte, repetiram o feito contra Araçatuba. Pela terceira rodada veio o primeiro revés ao serem superadas pelo time de Santos, mas demonstraram poder de reação e com muita concentração na quarta rodada, onde só a vitória importava para manter vivo o sonho de medalha, uma vez que a equipe havia caído para a terceira colocação na classificação e uma nova derrota diminuiria consideravelmente as chances de conquista.

“Ao vencerem a cidade anfitriã, Presidente Prudente, pela quarta rodada, as nossas xadrezistas foram para a última disputa com grandes chances de medalha e, assim como já era esperado, jogaram em alto nível contra Franca, fazendo os pontos necessários para esta grande conquista”, destacou Ariel Borges.

RESULTADOS DE POÁ

1ª Rodada