Início » Praça da Bíblia terá exposição do padre Eustáquio durante o mês de agosto

Praça da Bíblia terá exposição do padre Eustáquio durante o mês de agosto

by Secretaria de Comunicação Secom

Acervo terá cerca de 40 peças que contam a história do padre na cidade; mês também terá missas e quermesse em homenagem ao 1º pároco de Poá

Com o objetivo de resgatar a memória de uma das personalidades mais importantes da história de Poá, a Secretaria de Turismo promove, a partir do dia 1º de agosto, a exposição “Padre Eustáquio”, na sede da Pasta, localizada nas dependências da Praça da Bíblia. O acervo da Mostra será disponibilizado

pelo grupo “Amigos do Museu Padre Eustáquio” e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, e será composto por cerca de 40 itens referentes à passagem do beato no município, além de uma batina que será exposta ao público, pela primeira vez, na exposição.

Os últimos detalhes para a exposição foram definidos nesta quinta-feira (21/07), durante reunião realizada no Museu Padre Eustáquio, localizado na região central da cidade, entre a secretária de Turismo, Claudia Cristina de Deus, e o coordenador do museu, Delcimar Ferreira. “Além da água mineral, Poá também é conhecida pelo período que o Padre Eustáquio foi o pároco da nossa igreja Matriz, onde começou a realizar os seus milagres, mas infelizmente, por falta de interesse das administrações anteriores, essa parte da história está caindo no esquecimento e muitos poaenses, sequer têm o conhecimento da existência do museu na cidade”, afirmou a secretária.

Além das peças que compõem o acervo, a Mostra também contará com uma sala de Audiovisual abordando a história do Padre Eustáquio em Poá e uma batina que pertenceu ao beato e que foi doada ao museu poaense, no último mês de abril, pela Congregação dos sagrados Corações de Belo Horizonte (MG), a qual o padre Eustáquio pertencia. A peça será exposta ao público, pela primeira vez, na exposição realizada durante todo o mês de agosto, no salão da Secretaria de Turismo, localizada na Praça da Bíblia (avenida Vital Brasil, 90, Centro), de terça a domingo, das 11 às 19 horas.

MÊS PADRE EUSTÁQUIO

Além da exposição, a Secretaria de Turismo também realizará, na Praça da Bíblia, a Quermesse do Padre Eustáquio, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, além da realização de missas da paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No dia 30 de agosto, às 10h45 (horário da morte do padre), será realizado um ato de homenagem em frente à estátua do beato, localizada na rotatória ao lado da Praça de Eventos “Lucília Gomes Felippe”.

Por fim, às 15 horas do dia 30 de agosto, será celebrada a última missa, na Praça da Bíblia, encerrando o mês de homenagem ao Padre Eustáquio. “Temos alguns projetos em estudo com a finalidade de realizarmos mais ações voltadas para este período importante do nosso município e, assim, manter viva a nossa história e a lembrança do padre”, finalizou a secretária.

HISTÓRIA

O holandês Eustáquio van Lieshout, mais conhecido como padre Eustáquio, chegou à Poá em 1935 para se tornar o primeiro pároco da cidade. Durante os seis anos que permaneceu na cidade, padre Eustáquio ficou conhecido pelos seus milagres que começaram a atrair milhares de pessoas à Poá que, na época ainda pertencia à Mogi das Cruzes e não possuía a estrutura adequada para receber os beatos, razão pela qual foi transferido em 1941, para Belo Horizonte, em Minas Gerais.

No dia 30 de agosto de 1943, padre Eustáquio faleceu vítima da picada de um carrapato, mas em virtude do histórico de milagres realizados por ele, em 1997 foi iniciado o processo para sua beatificação que foi consumada em 2006.

“O museu em Poá tem um acervo composto por cerca de 120 peças que conta a história do beato e, anualmente, recebemos uma média de 300 visitantes, sendo a sua grande maioria da cidade mesmo. Esta exposição contribui para o trabalho desenvolvido pelo grupo ‘Amigos do Museu Padre Eustáquio’ que, desde 2014, busca resgatar a história e a memória dele”, afirmou Delcimar Ferreira.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá