Serão realizadas 400 aplicações em cães e gatos; atendimento será feito no Bosque da Nova Poá seguindo a ordem de chegada dos munícipes
A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza nesta sexta-feira (18/03), uma Campanha de Vacinação Antirrábica no Bosque do Jardim Nova Poá. Serão 400 aplicações do imunizante e o atendimento será feito, a partir das 9 horas, seguindo ordem de chegada. A campanha seguirá em outros bairros à medida que chegar novas doses do Governo do Estado.
Segundo o responsável pelo Departamento, Leonardo Barbosa Garcia, a ação terá início às 9 horas e seguirá enquanto houver vacina. “Estaremos aplicando a vacina antirrábica em cães e gatos com o objetivo de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. A Raiva é uma doença fatal em quase 100% dos casos, além de ser uma zoonose que pode também afetar o ser humano e, por isso, temos que ter estes cuidados no combate e prevenção da doença”, enfatizou.
O diretor ressaltou ainda que os demais bairros serão contemplados à medida que o Governo do Estado enviar mais doses a Poá. “A ideia é atender os quatro cantos da cidade. Divulgaremos os locais das próximas campanhas, nas mídias sociais da Prefeitura de Poá”, disse.
Os munícipes que forem até o bosque para vacinação dos cães e gatos, devem comparecer munidos de um comprovante de residência do bairro Jardim Nova Poá e adjacências (demais devem aguardar a vacinação que será feita no seu bairro) e um documento com foto do tutor do animal. Para a imunização, é preciso que o animal tenha mais de seis meses de vida. A vacina é gratuita, aplicada uma vez por ano em cães e gatos.
A recomendação é que se o cão for de grande porte ou agressivo, que ele seja conduzido por um adulto, com focinheira e guia. Para gatos, o ideal seria encaminhá-los em caixas de transporte para que facilite o trabalho dos profissionais e evite a fuga no caso de ficarem assustados.
O Bosque do Jardim Nova Poá conta com dois acessos, sendo um pela avenida Adutora e outro pela rua Sebastião de Almeida. A aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos terá início às 9 horas e o atendimento seguirá a ordem de chegada.
FOTOS: Warderley Costa – Arquivo Secom Poá