Agentes estarão amanhã no bairro visitando residências, identificando possível presença do mosquito e orientando os moradores
Os agentes da Vigilância em Saúde estarão amanhã (dia 17/01), a partir das 9h, no bairro Nova Poá para realizar ações de prevenção e identificação de possíveis focos de dengue. A equipe atuará em pontos estratégicos do bairro, realizando também a orientação aos moradores.
Titulado Operação Caça a Casa, o serviço será realizado inicialmente nos principais pontos do bairro Nova Poá, onde foram registrados recentemente casos de dengue. A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando o monitoramento de toda a cidade e conforme a necessidade, novos bairros serão vistoriados, a fim de evitar novos surtos da doença.
Isso porque com a chegada do verão e período de fortes chuvas, aumenta também o risco de proliferação do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya. “Estamos fazendo o monitoramento dos possíveis pontos de foco da doença e orientando os moradores e comerciantes a não deixar água parada para prevenir o surgimento de larvas do aedes aegypt”, alerta o secretário municipal de Saúde, Alexandre Provisor.
Entre as orientações, o secretário lembra que é importante manter cuidados como não jogar lixo em terrenos baldios e manter caixas d’água fechadas, entre outros. Para garantir a segurança do morador e efetivo trabalho de prevenção da Prefeitura Municipal, o secretário orienta o cidadão a verificar a identificação do agente de saúde antes de autorizar sua entrada no quintal de casa.
“Todos estão devidamente uniformizados, portando crachá de identificação e utilizando veículo oficial da Prefeitura de Poá. Se você tiver dúvidas, ligue para o telefone 4639-9121 para confirmar a identidade do funcionário antes de autorizar a entrada dele na sua residência”, alerta Provisor.
O serviço é completamente gratuito e nenhum tipo de taxa deve ser cobrada. Durante a visita os agentes também orientarão os moradores a conservar os ambientes secos e livres da contaminação do mosquito. “Cada um precisa fazer a sua parte. Só assim vamos garantir um verão sem dengue”, reforçou o secretário de saúde.