Início » Vigilância em Saúde fará monitoramento de focos de dengue no Nova Poá

Vigilância em Saúde fará monitoramento de focos de dengue no Nova Poá

Agentes estarão amanhã no bairro visitando residências, identificando possível presença do mosquito e orientando os moradores

Os agentes da Vigilância em Saúde estarão amanhã (dia 17/01), a partir das 9h, no bairro Nova Poá para realizar ações de prevenção e identificação de possíveis focos de dengue. A equipe atuará em pontos estratégicos do bairro, realizando também a orientação aos moradores.

Titulado Operação Caça a Casa, o serviço será realizado inicialmente nos principais pontos do bairro Nova Poá, onde foram registrados recentemente casos de dengue. A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando o monitoramento de toda a cidade e conforme a necessidade, novos bairros serão vistoriados, a fim de evitar novos surtos da doença.

Isso porque com a chegada do verão e período de fortes chuvas, aumenta também o risco de proliferação do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya. “Estamos fazendo o monitoramento dos possíveis pontos de foco da doença e orientando os moradores e comerciantes a não deixar água parada para prevenir o surgimento de larvas do aedes aegypt”, alerta o secretário municipal de Saúde, Alexandre Provisor.

Entre as orientações, o secretário lembra que é importante manter cuidados como não jogar lixo em terrenos baldios e manter caixas d’água fechadas, entre outros. Para garantir a segurança do morador e efetivo trabalho de prevenção da Prefeitura Municipal, o secretário orienta o cidadão a verificar a identificação do agente de saúde antes de autorizar sua entrada no quintal de casa.

“Todos estão devidamente uniformizados, portando crachá de identificação e utilizando veículo oficial da Prefeitura de Poá. Se você tiver dúvidas, ligue para o telefone 4639-9121 para confirmar a identidade do funcionário antes de autorizar a entrada dele na sua residência”, alerta Provisor.

O serviço é completamente gratuito e nenhum tipo de taxa deve ser cobrada. Durante a visita os agentes também orientarão os moradores a conservar os ambientes secos e livres da contaminação do mosquito. “Cada um precisa fazer a sua parte. Só assim vamos garantir um verão sem dengue”, reforçou o secretário de saúde.