Início » Vice-prefeito poaense participa de reunião do Condemat por desenvolvimento sustentável

Segundo o ranking divulgado pela ONU, Poá ocupa a 269ª colocação entre os 5.570 municípios do País e a 3ª da região do Alto Tietê

O vice-prefeito poaense Geraldo Oliveira participou na manhã desta quarta-feira (17/08), da reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que teve como pauta a parceria para o fortalecimento dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidades (ONU). De acordo com o ranking divulgado este ano, Poá é a terceira cidade com melhores índices no Alto Tietê e a 269ª entre os 5.570 municípios brasileiros.

Realizada na cidade de Mogi das Cruzes, a reunião abordou temas como contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades, integrar as gestões municipais a uma agenda global e fortalecer a implementação das metas da Agenda 2030 e os ODS da ONU. Esses são os principais objetivos da parceria firmada nesta quarta-feira (17/08), entre o CONDEMAT e o Instituto Cidades Sustentáveis e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“Vemos com muito positivismo ações integradas como esta, que objetivam o desenvolvimento sustentável como um todo. Para isso, serão realizadas algumas ações como, por exemplo, levantamento de diagnósticos do cumprimento dos ODS na região, elaboração de mapeamentos estratégicos e realização de oficinas de capacitação para gestores públicos, entre outras ações. Parabenizo o Condemat pela iniciativa, destacando que o consórcio é o primeiro do Estado a assinar o acordo de cooperação que visa o apoio técnico para avanço de todos os municípios e a melhoria da qualidade de vida na região”, enfatizou Geraldo Oliveira.

Segundo a secretária poaense de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada, dos 17 objetivos lançados pela Agenda 2030, Poá atende plenamente três itens (Energia limpa e acessível; Indústria, inovação e infraestrutura e Vida na água). “Com relação aos demais objetos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o município está atendendo, porém, de forma parcial. Esta parceria segue a linha do trabalho que já estamos realizando, ou seja, buscar desenvolver novos projetos e, assim atender as ODS também”, afirmou.

FOTOS: Divulgação