Início » Vacinação contra a gripe começa nesta segunda em Poá

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

Campanha atenderá públicos alvo definidos pelo Governo do Estado, em todas as Unidades Básicas de Saúde

A partir desta segunda-feira, dia 25/03, Poá começa a vacinar a população contra a gripe. O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, com atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 15h30. Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação com CPF, caderneta de vacinação, cartão SUS e documento que comprove a inclusão do poaense nos grupos prioritários.

Nesta primeira fase, poderão receber a vacina: crianças de seis meses a 06 anos; pessoas acima de 60 anos de idade; gestantes; puérperas; indígenas; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; menores de 18 anos em medidas socioeducativas; população privada de liberdade (acima de 18 anos); funcionários do sistema carcerário; portadores de comorbidades graves; professores; profissionais das Forças Armadas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo e portuários.

Os imunizantes foram retirados hoje (dia 21/03) pela equipe de Vigilância Epidemiológica de Poá. No total, 4 mil doses foram destinadas para a cidade. A prefeita Marcia Bin explica que a campanha foi antecipada neste ano. “Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, desta vez terá inicio no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no País. Capacitamos a nossa equipe e nos preparamos para imunizar a nossa população também”.

A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, mas desde o ano passado o Ministério da Saúde observou uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.