Início » Vacinação contra a dengue será realizada nas escolas de Poá

Vacinação contra a dengue será realizada nas escolas de Poá

Ação começa amanhã nas escolas públicas municipais, estaduais e particulares; No dia 07/03 UBS Calmon Viana também fará a imunização

A partir desta quarta-feira, dia 21/02, a Prefeitura de Poá realizará a Campanha de Vacinação contra a Dengue. Nesta primeira etapa as doses do imunizante atenderão 2.834 crianças de 10 e 11 anos de idade. A ação acontecerá nas escolas públicas municipais, estaduais e particulares, mediante envio do Termo de Consentimento assinado pelos pais ou responsáveis e a partir da região com maior incidência endêmica.

No dia 21 a ação acontece nas escolas municipais Walkiria Janonni Vieira; Roberto Elias Xidieh e Walter de Almeida Monteiro; nas estaduais Helena Loureiro Rossi e Américo Franco, além do Colegio Atos. Todas estas instituições estão localizadas no Jardim Nova Poá, Calmon Viana e Jardim São José, bairros com maior número de casos registrados neste ano.

Já na quinta, dia 22, serão atendidos os alunos das escolas Edison Alves de Oliveira; Batuíra; Benedita Garcia da Cruz; Maria Aparecida Ferreira e Paulo Eduardo Olintho Rehder, além dos Colégios Cooperativista e Arcanjo Micael Waldorf. Na sexta a vacinação acontece nas escolas João Pedro de Almeida; Elias Zugaib e Padre Eustáquio.

A campanha é retomada na segunda-feira, dia 26, nas escolas Estância Hidromineral de Poá e Padre Eustáquio. No dia 27 acontece nas unidades Antônio Mello Regianni; e Cybele Paiva Valsecchi. Já no dia 28 é a vez de imunizar os alunos das escolas Bertha Correa e Castro da Rocha; Ivone da Silva de Oliveira; Silvia Gama Balaben; Padre Simon Switzar; Vera Lúcia Torre R. Affonso e o Colégio Américo Franco.

No dia 29 a programação segue nas escolas Carolina Ribeiro; Heitor Gloeden; e Margarida de Camillis. Dia 01 de março a vacinação será realizada nas escolas nas unidades Antônio Carlos de Paula Souza; Laci Lenski Lopes, Nanci Cristina do Espírito Santo, e Colégio Deliberato.

Os alunos das escolas Candido José Balazaima e Solange de Jesus Martins serão atendidos no dia 04 de março. Já as escolas José Antônio Bortolozzo e Manoel da Silva Oliveira receberão as equipes de Saúde no dia 05. No dia 06 é a vez de vacinar os alunos das escolas Manoel Petrolínio dos Santos; Eliseu Jorge; e Neck.

A programação desta primeira fase se encerra no dia 07, com a vacinação na UBS Calmon Viana – a ação será direcionada aos alunos que não puderam participar da ação nas escolas e poaenses que estudam fora da cidade.

IMUNIZAÇÃO

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Entre as precauções a serem tomadas, o Ministério da Saúde orienta a aguardar para vacinar aqueles que tiveram doença febril aguda – a vacinação contra a dengue deve ser adiada na presença de quadro clínico moderado a grave. Já a presença de uma infecção leve, como um resfriado, não deve resultar no adiamento da vacinação.

Pessoas com suspeita ou confirmadas por dengue recentemente devem aguardar seis meses para tomar a primeira dose da vacina, e crianças e adolescentes portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, asma, por exemplo, necessitam de avaliação médica para serem vacinadas.

O imunizante é contraindicado para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles que estão realizando quimioterapia ou recebendo altas doses de corticosteroides, dentro de quatro semanas anteriores à vacinação; e aqueles que possuem infecção por HIV.