Início » Vacinação contra a dengue: Poá amplia faixa etária para 12 a 14 anos 

Vacinação contra a dengue: Poá amplia faixa etária para 12 a 14 anos 

by Secretaria de Comunicação Secom

A partir desta terça-feira (dia 12/03) crianças de 10 a 14 anos poderão receber a primeira dose do imunizante em qualquer UBS da cidade 

A vacinação contra a dengue será ampliada em Poá. A partir de amanhã (dia 12/03) também poderão receber a primeira dose do imunizante crianças de 12 a 14 anos. Até o momento a campanha está liberada para menores de 10 a 11 anos. O atendimento estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e funcionará de segunda a sexta, das 8h30 às 15h30.   

A cidade registrou até o momento a maior cobertura vacinal do Estado – até a tarde de sexta-feira (dia 0803) o percentual chegava a 62,8% de crianças com 10 e 11 anos, residentes em Poá, vacinadas – 1.765 no total. O Governo do Estado disponibilizou 2.834 doses para esta fase da campanha.   

“Seguimos  garantindo a vacinação do público alvo, com um dos maiores percentuais de cobertura vacinal do Estado de São Paulo. A vacina é a melhor forma de proteção às nossas crianças”, afirmou o secretário de Saúde de Poá, Alexandre Provisor.   

Para receber o imunizante na UBS, o menor deverá estar acompanhado de um responsável, apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão SUS, caderneta de vacinação e comprovante de endereço.   

A vacinação completa possui duas doses, com o intervalo de três meses entre as aplicações. A ação seguiu até a última quinta-feira nas escolas públicas municipais, estaduais e particulares. O cronograma de atendimento levou em consideração os bairros com maior incidência endêmica.  Agora está sendo realizada exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde.  

Em Poá, 135 casos foram confirmados entre os dias 01 de janeiro e 08 de março deste ano. Desde o final do ano passado a Prefeitura de Poá intensificou a Operação Casa a Casa, vistoriando residências, a fim de identificar e eliminar focos de dengue e orientar a população sobre os mecanismos de prevenção dos focos do mosquito transmissor. Também realiza ações pontuais de nebulização, conforme diretrizes dos órgãos reguladores.    

IMUNIZAÇÃO   

Entre as precauções a serem tomadas, o Ministério da Saúde orienta a aguardar para vacinar aqueles que tiveram doença febril aguda – a vacinação contra a dengue deve ser adiada na presença de quadro clínico moderado a grave. Já a presença de uma infecção leve, como um resfriado, não deve resultar no adiamento da vacinação.   

Pessoas com suspeita ou confirmadas por dengue recentemente devem aguardar seis meses para tomar a primeira dose da vacina, e crianças e adolescentes portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, asma, por exemplo, necessitam de avaliação médica para serem vacinadas.   

O imunizante é contraindicado para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles que estão realizando quimioterapia ou recebendo altas doses de corticosteroides, dentro de quatro semanas anteriores à vacinação; e aqueles que possuem infecção por HIV.