Início » Trecho do córrego Tucunduva recebe serviços de revitalização

Trecho do córrego Tucunduva recebe serviços de revitalização

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá realizou na manhã desta terça-feira (30/06) uma ação de revitalização do primeiro trecho do córrego Tucunduva, localizado na região central, em parceria com a Sabesp. A ação faz parte do programa Junho Mais Verde, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar das questões ambientais.

A ação também faz parte do programa de Governança Colaborativa, que visa a retirada de ligações clandestinas de esgoto do córrego Tucunduva e consiste no plantio de flores pela extensão do referido trecho, de forma intercalada, além da implantação de espelhos com a escrita “Quem mais pode ajudar a despoluir o Rio Tietê?”.

“Fizemos apenas o primeiro trecho do córrego, mas queremos realizar essa ação em todo o Tucunduva, pois além de deixar o local muito mais bonito, também conscientiza as pessoas sobre a importância de não poluir o córrego”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Claudete Canada.

De acordo com o representante da Sabesp, o técnico de Saneamento, Agnaldo José dos Santos, a Companhia busca parceria com prefeituras com o objetivo de preservar o meio ambiente. “Essa conscientização é necessária para chamar a atenção da população para as questões ambientais, como a preservação da limpeza dos córregos, por exemplo”, destacou.

GOVERNANÇA COLABORATIVA

O programa Governança Colaborativa é uma parceria entre a Prefeitura e a Sabesp e tem como objetivo promover a limpeza do córrego, com a retirada das impurezas que chegam por meio de despejo irregular de esgoto. “Existem muitas residências que não estão incluídas na rede da Sabesp, por isso haverá uma ação da companhia e da prefeitura, por meio de comunicados, para informar sobre a necessidade da regularização do sistema de esgoto”, explicou a secretária.

Em Poá, esse programa recebeu o nome de Córrego Vivo e tem como principais ações a regularização de fontes de poluição por lançamentos clandestinos de esgotos nas galerias de águas pluviais ou diretamente nos cursos d’água não canalizados. A Sabesp é a responsável pelo mapeamento, inspeção e manutenção de redes coletoras, bem como a execução das obras de remanejamento, ligações, interligações e prolongamento de redes coletoras, além do monitoramento da qualidade das águas.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá