Início » Sistema Detecta será implantado na Central de Monitoramento

Sistema Detecta será implantado na Central de Monitoramento

Objetivo é implantar uma “cerca virtual” ao redor do município e ter o controle de acesso e saída dos veículos que transitam pela cidade

Com o objetivo de promover mais segurança aos poaenses, a prefeita Marcia Bin assinou na manhã desta quarta-feira (29/06), o termo para implantação do sistema “Detecta”, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a custo zero para a Municipalidade. O objetivo é formar uma “cerca virtual” ao redor da cidade para ter controle de acesso de veículos suspeitos e/ou produtos de furto e roubo, por exemplo.

De acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, o sistema utilizado pela Polícia Militar (PM) será instalado na Central de Monitoramento do Centro de Segurança Integrada (CSI), otimizando ainda mais o trabalho da PM e da Guarda Civil Municipal (GCM). “Além da implantação do sistema, haverá também um sistema de rádio interligado entre as corporações, bem como a presença 24 horas de um policial militar na Central de Monitoramento”, destacou.

O sistema Detecta realiza, automaticamente, o reconhecimento de um veículo utilizando as câmeras de monitoramento da cidade. “Ao inserirmos a placa do veículo, o sistema acusará a presença do mesmo no exato momento que uma das câmeras o localizar e, desta forma, as viaturas serão acionadas para realizarem a abordagem”, explicou a secretária.

A administração municipal, desde o início de 2021, tem realizado constantes investimentos na área da segurança pública com a finalidade de promover uma melhor qualidade de vida ao poaense. Neste período, o efetivo da GCM foi aumentado em 78%, as câmeras de segurança, bem como a central de monitoramento foram recuperadas e colocadas em operação. Além disso, foram adquiridas viaturas por meio de convênio com o Estado e com recursos próprios como, por exemplo, a Base Móvel Comunitária, além de equipar e operacionalizar o CSI, equipamento que foi encontrado totalmente vazio em janeiro do ano passado.

“A falta de segurança era uma das principais reclamações dos munícipes e quando assumi a gestão municipal, me comprometi em adotar as medidas necessárias para mudar este cenário e, para isso, a escolha da Marlene como secretária de Segurança Urbana foi fundamental. A implantação deste sistema, além de não ter nenhum custo para a Municipalidade, é mais uma ferramenta no constante trabalho de promover a ordem e a segurança pública”, enfatizou a prefeita Marcia Bin.

Estiveram presentes ao ato da assinatura, o vice-prefeito Geraldo Oliveira, os secretários municipais, Marcio Borzani (Governo e Serviços Urbanos), Ricardo Leão (Obras Públicas), Marlene de Sant’Anna (Segurança Urbana) e Lucas Bertagnolli (Assistência e Desenvolvimento Social), além dos vereadores David de Araújo Campos, Fabio Camilo Batista, Jilmara Quirino dos Santos, José Fabricio de Oliveira, Lucas Alves Ferrari, Marcilio Graciliano Duarth, Marcio Barbosa Iglesias, Patrícia Bin de Sousa Sanches e Welson Lopes da Silva, bem como do comandante da GCM, Alexandre Guarnieri.