Início » Setor de Zoonoses recebe serviços de melhoria e readequação pelo bem estar animal

Setor de Zoonoses recebe serviços de melhoria e readequação pelo bem estar animal

by Secretaria de Comunicação Secom

O Setor de Zoonoses, conhecido como Centro de Bem Estar Animal de Poá (CEBEAP), veiculado à Secretaria Municipal de Saúde, passou por uma reestruturação e serviços de melhorias, com o objetivo de oferecer um melhor acolhimento aos animais que se encontram acolhidos pelo órgão. Houve a readequação operacional, bem como das salas da área administrativa e de atendimento. O espaço, como se apresentava antes, não tinha condições de receber os animais.

De acordo com a responsável pelo setor, Alessandra Digenova, no local havia muita sujeira e entulho, que tornava o setor insalubre para os funcionários e sem condições para receber os animais. “Organizamos e readequamos a parte administrativa. Essas modificações, por exemplo, nos permite trabalhar internamente com os animais do canil, para que eles tenham cura emocional de danos gerados pelos maus tratos e, sendo assim, facilita uma possível doação”, exemplificou.

Dentre as modificações organizacionais realizadas no CEBEAP, estão a avaliação física e emocional dos animais do canil e a transferência dos gatos de uma sala próxima ao canil para outra mais distante, onde terão mais segurança. “Temos essa preocupação sobre o ‘bem estar do animal’, por isso usamos brinquedos e redes, além de ficarem soltos para diminuição do estresse, que é gerado pelo abandono e maus tratos”, afirmou Alessandra.

Segundo a secretária de Saúde, Cláudia de Deus, após o tratamento de recuperação emocional dos animais, os mesmos recebem todos os cuidados necessários como banho e tosa, por exemplo, para que sejam enviados à doação. “Realizamos uma feirinha de adoção todas às sextas-feiras (exceto em dias de chuva), na praça Santo Antônio, na região central de Poá, com o objetivo de arrumar um lar que dê carinho e a atenção que eles merecem”, afirmou Claudia.

O CEBEAP está localizado na Rua São Manoel, 361, na vila Amélia. O horário de atendimento é das 8 às 17 horas. Para obter mais informações sobre as adoções, os interessados podem ligar para o telefone 4638-1330.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá