Início » Secretarias municipais promovem ações referentes ao Outubro Rosa neste sábado

Secretarias municipais promovem ações referentes ao Outubro Rosa neste sábado

Caminhada, realização de exames e atividades lúdicas marcam a programação especial idealizada para o mês do Outubro Rosa

As Secretarias da Mulher, Saúde e Turismo de Poá realizam neste sábado (22/10), a tradicional caminhada contra o câncer de mama na área central da cidade, com concentração na Praça da Bíblia (rua Vicente Guida, s/n, Centro) . Além disso, no mesmo dia, serão realizados exames e aplicações de vacinas, juntamente com atividades lúdicas para conscientização e prevenção à doença.

A tradicional caminhada com propósito de conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo de útero está programada para ter inicio às 9 horas, com concentração prévia, a partir das 08h30. O trajeto começará na rua Vereador José Calil, em direção as ruas Carlos Gomes, Nove de Julho, com passagem na rua Marina Lá Regina até a Carmelita Silva Lima, seguindo para a rua Hermógenes Lá Regina, e pela Avenida Antônio Massa, até a Nove de Julho, retornando para a Praça da Bíblia.

“Contamos com a presença das nossas poaenses nesse dia tão importante para o mês do Outubro Rosa. Vamos nos concentrar na Praça da Bíblia, realizar a caminhada e depois aproveitar as ações que serão realizadas ao longo de todo o sábado”, comenta a chefe do Turismo, Claudia Cristina de Deus.

Também na Praça da Bíblia, das 10 às 17 horas, serão realizados exames de glicemia, aferição de pressão, avaliação e orientação odontológica. Concomitantemente, haverá aplicação da primeira dose da vacina da Covid-19 para crianças a partir de três anos e demais doses para outras faixas etárias. Já o imunizante contra Poliomielite, será destinado para crianças de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias, e a vacinação contra o vírus da Influenza tem como público-alvo crianças a partir dos seis meses.

“Peço aos poaenses que compareçam à Praça da Bíblia e aproveitem as ações que estaremos desenvolvendo em prol da saúde e do bem-estar da nossa população. É válido lembrar que é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação para que cidadãos possam receber os imunizantes”, falou o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

Ao longo do dia, o público também poderá aproveitar massagens, maquiagens e entrega de material informativo, a partir de parceria com o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes. Já às 14 horas, na tenda da Pasta da Mulher, haverá atividades lúdicas para conscientização e prevenção do câncer de mama.

“Precisamos levar informação para nossas mulheres, essa é a única forma de conseguirmos ajudar na prevenção e combate a esta doença tão cruel. Não podemos esquecer que o câncer de mama é o segundo tumor que mais mata mulheres em nosso País, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)”, ressalta a secretaria da Mulher, Maria das Graças Chaia Marques.

“Parabenizo os nossos secretários pelas iniciativas, o mês de outubro está sendo muito especial para o nosso município, estas ações são de suma importância para saúde e o bem-estar das nossas mulheres. Esperamos encerrar o Outubro Rosa com chave de ouro”, disse a chefe do Executivo municipal, Marcia Bin.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá