Início » Secretaria realiza reunião com Acip para alinhar soluções com comércios noturnos da avenida Nove de Julho

Aglomerações e perturbação do sossego público são alguns dos problemas do local; cerca de 270 autuações foram realizadas no último final de semana (20 a 22/08)

A Secretária de Segurança Urbana de Poá, Marlene Sant’Anna, realizou uma reunião com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Poá (Acip), Rodolfo Zaharansky, para discutir as ações que estão sendo adotadas pela administração poaense em relação aos bares e restaurantes localizados na avenida Nove de Julho, na Vila Açoreana, em razão de problemas como aglomerações e perturbação de sossego que têm causado transtornos aos moradores do entorno.

Durante a reunião que foi realizada no Centro de Segurança Integrada (CSI), a secretária explanou sobre as operações realizadas no último final de semana (20, 21 e 22/08) que resultou em, aproximadamente, 270 autuações. “A prefeita Marcia Bin determinou a manutenção da lei e a preservação da ordem e, para isso, estamos adotando uma linha de conversa junto aos proprietários dos estabelecimentos em questão. Estivemos reunidos com eles na última sexta-feira (20/08), na própria sede da Acip e hoje, estamos conversando com o presidente da Associação para que nos auxilie intermediando este contato da Prefeitura com os comerciantes”, disse Marlene.

Segundo a responsável pela Pasta, a chefe do Poder Executivo acompanhou pessoalmente as ações realizadas na referida avenida. “A prefeita tem repetido, constantemente, que é favorável às ações do comércio que visem a captação de clientes, principalmente, neste período após a Fase Vermelha do Plano SP, porém não podemos ignorar os direitos dos munícipes que residem na região e, principalmente, não deixar que sejam desrespeitados. É preciso entrar em um acordo, que deve passar pelo bom senso do respeito a ordem pública”, afirmou.

De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização, Carlos Sousa, os comerciantes devem se atentar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do seu estabelecimento. “O CNAE é o que determina o que pode e o que não pode dentro de um determinado estabelecimento. Se um comércio possui o CNAE de ‘Restaurante e Lanchonete”, por exemplo, não é permitida a realização de entretenimento no local, logo apresentações e shows são vedadas, sendo passíveis de autuações.

Caso o descumprimento da lei seja mantido, o Poder Executivo pode até cassar o alvará de funcionamento do estabelecimento”, exemplificou. Também participaram da reunião a vereadora Patrícia Bin Sanches e o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alexandre Guarnieri.