Início » Secretaria realiza reunião com Acip para alinhar soluções com comércios noturnos da avenida Nove de Julho

Secretaria realiza reunião com Acip para alinhar soluções com comércios noturnos da avenida Nove de Julho

by Secretaria de Comunicação Secom

Aglomerações e perturbação do sossego público são alguns dos problemas do local; cerca de 270 autuações foram realizadas no último final de semana (20 a 22/08)

A Secretária de Segurança Urbana de Poá, Marlene Sant’Anna, realizou uma reunião com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Poá (Acip), Rodolfo Zaharansky, para discutir as ações que estão sendo adotadas pela administração poaense em relação aos bares e restaurantes localizados na avenida Nove de Julho, na Vila Açoreana, em razão de problemas como aglomerações e perturbação de sossego que têm causado transtornos aos moradores do entorno.

Durante a reunião que foi realizada no Centro de Segurança Integrada (CSI), a secretária explanou sobre as operações realizadas no último final de semana (20, 21 e 22/08) que resultou em, aproximadamente, 270 autuações. “A prefeita Marcia Bin determinou a manutenção da lei e a preservação da ordem e, para isso, estamos adotando uma linha de conversa junto aos proprietários dos estabelecimentos em questão. Estivemos reunidos com eles na última sexta-feira (20/08), na própria sede da Acip e hoje, estamos conversando com o presidente da Associação para que nos auxilie intermediando este contato da Prefeitura com os comerciantes”, disse Marlene.

Segundo a responsável pela Pasta, a chefe do Poder Executivo acompanhou pessoalmente as ações realizadas na referida avenida. “A prefeita tem repetido, constantemente, que é favorável às ações do comércio que visem a captação de clientes, principalmente, neste período após a Fase Vermelha do Plano SP, porém não podemos ignorar os direitos dos munícipes que residem na região e, principalmente, não deixar que sejam desrespeitados. É preciso entrar em um acordo, que deve passar pelo bom senso do respeito a ordem pública”, afirmou.

De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização, Carlos Sousa, os comerciantes devem se atentar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do seu estabelecimento. “O CNAE é o que determina o que pode e o que não pode dentro de um determinado estabelecimento. Se um comércio possui o CNAE de ‘Restaurante e Lanchonete”, por exemplo, não é permitida a realização de entretenimento no local, logo apresentações e shows são vedadas, sendo passíveis de autuações.

Caso o descumprimento da lei seja mantido, o Poder Executivo pode até cassar o alvará de funcionamento do estabelecimento”, exemplificou. Também participaram da reunião a vereadora Patrícia Bin Sanches e o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alexandre Guarnieri.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá