Início » Secretaria promove programação especial para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Secretaria promove programação especial para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

by Secretaria de Comunicação Secom

No próximo sábado (05/06), será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos preparou uma programação especial para todo o mês de junho, o “Junho Mais Verde”. O objetivo é chamar a atenção para a importância da preservação ambiental.

Segundo a responsável pela Pasta, Claudete Canada, a programação é vasta, inclusive com cursos, e nós convidamos a todos para participar conosco deste mês tão importante da nossa cidade. “O município já realiza várias ações nesta área, graças ao apoio da prefeita Marcia Bin que não tem medido esforços para incentivar ações que visam a preservação ambiental”, destacou.

A programação tem início neste sábado (05/06), a partir das 9 horas, com a realização de plantio de árvores e a implantação de artefatos produzidos com pneus reciclados, no Centro Desportivo do Bosque Professor Kilian Burguer de Freitas, o Bosque do Jardim Nova Poá.

O cronograma preparado pela Secretaria de Meio Ambiente prevê a realização de um projeto piloto de resíduos da construção civil, curso de capacitação de logística reversa do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), a implantação do Poá Mais Recicla, entre outras ações. “A programação começa no dia 5 e vai até o dia 29 de junho (terça-feira). Teremos ações de adoção de mudas e de plantio de árvores como meio de conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente”, destacou Claudete.

No dia 22 de junho (terça-feira), haverá a Operação Corta fogo, que abrange treinamento, prevenção e combate a incêndios florestais. O curso será realizado das 9 às 17 horas, e é o único da programação que necessita a realização de inscrição que pode ser feita pelo link: https://forms.gle/1XK92MA4PuV8btA99.

5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Cronograma

05/06 – Plantio e instalação dos artefatos produzidos com pneus – 9 horas – Bosque da Nova Poá

07/06 – Projeto piloto de resíduos da construção civil – 9 às 12 horas – Online

08/06 – Curso de capacitação de logística reversa Condemat – 9 às 12 horas – Online

09/06 – Retomada da coleta seletiva do Cruma com novos protocolos de segurança – 10 horas – Conjunto Alvorada (próximo à praça Zumbi dos Palmares)

10/06 – Poá + Verde – Adote uma Muda – 9 às 12 horas – Praça da Capela Santo Antônio

15/06 – Curso de capacitação de logística reversa Condemat – 9 às 12 horas – Online

16/06 – Curso de Poda – Município Verde Azul – 9 horas – Online

17/06 – Desafio Movimento Cultural pelo Meio Ambiente – 8 horas – Redes sociais do Recicla Cidade

17/06 – Poá + Verde – Adote uma Muda – 9 às 12 horas – Praça da Capela Santo Antônio

17/06 – Reciclação – Movimento entre as escolas das 12 cidades do Condemat – 8 horas – Unidades escolares

21/06 – Plantio na avenida Kemel Addas – 9 horas – bairro Cidade Kemel

22/06 – Curso de capacitação de logística reversa Condemat – 9 às 12 horas – Online

22/06 – Operação Corta fogo – treinamento, prevenção e combate a incêndios florestais – 9 às 17 horas – Inscrição: https://forms.gle/1XK92MA4PuV8btA99

24/06 – Poá + Verde – Adote uma Muda – 9 às 12 horas – Praça da Capela Santo Antônio

24/06 – Plantio na gruta do Jardim Santa Helena – 9 horas bairro Jardim Santa Helena

28/06 – Sabesp – Governança Colaborativa no córrego Tucunduva – 10 horas – córrego Tucunduva

29/06 – curso de capacitação de logística reversa Condemat – 9 às 12 horas – Online

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá