Início » Secretaria lança campanha de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Secretaria lança campanha de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social

by Secretaria de Comunicação Secom

A Secretaria da Mulher do município de Poá iniciou nesta segunda-feira (14/06), a campanha “Dona Chica – absorva essa ideia”, para arrecadação de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação tem como objetivo auxiliar quem não têm condições de adquirir absorventes todos os meses.

Segundo a secretária da Pasta, Maria das Graças Chaia Marques, a campanha visa atender uma necessidade de acesso a produtos de higiene pessoal. “Esses casos vão além da questão financeira, quando mulheres não dispõem dos itens necessários à sua higiene durante a menstruação, os impactos são sentidos não só na autoestima e na dignidade, mas também na vida social dessas pessoas, já que muitas deixam de ir à escola ou ao trabalho durante o período de sangramento”, afirmou.

A pasta visa arrecadar absorventes, por meio de doações de munícipes, supermercados e grandes empresas de produtos de higiene. “Infelizmente, muitas pessoas pensam que o absorvente é um item supérfluo, quando na verdade se trata de um item de higiene básica. Infelizmente, em virtude da situação econômica do País e dos preços praticados nos comércios, torna o produto inacessível para muitas mulheres”, destacou a secretária.

Desde 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos. De acordo com a Secretaria da Mulher, todo material arrecadado será distribuído para mulheres em situação de vulnerabilidade social do município. “Realizaremos uma triagem para direcionar o material doado. Queremos ajudar as meninas e mulheres poaenses nesta questão de higiene ,saúde pública e dignidade”, finalizou Graça Marques.

Para doar absorventes para a campanha “Dona Chica – absorva essa ideia”, basta comparecer à Secretaria da Mulher, localizada na rua Fernando Pinheiro Franco, 141, na região central de Poá, de segunda a sexta-feira, das 10 às 14 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá