Início » 1º Simpósio de Educação Inclusiva tem início em Poá

1º Simpósio de Educação Inclusiva tem início em Poá

O 1º Simpósio de Educação Inclusiva da Prefeitura de Poá, em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), teve início nesta segunda-feira (14/06).  Com o tema “Saberes e Possibilidades em Tempos de Pandemia”, o evento online, que será realizado até sexta-feira (18/06), ainda segue com as inscrições abertas pelo link http://bit.ly/simposioeducacaopoa.

De acordo com a diretora do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes), Edilene Sanchez Baptista, o objetivo do evento é disseminar o conhecimento sobre a importância da educação inclusiva para a escola. “Serão inúmeras palestras com temas relevantes e que trazem reflexões sobre a escola que queremos para o futuro, além de despertarem para a importância da saúde mental do professor em tempos de pandemia”, afirmou.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da UMC, Érica Venturini, além de ser integrante da organização do simpósio e uma das palestrantes, entender o funcionamento do cérebro e o porquê dos prejuízos relacionados à comunicação, à interação social e aos padrões restritos e repetitivos característicos presentes no Transtorno do Espectro do Autismo é um desafio para gestores e docentes da rede pública e privada.

“Principalmente no que que diz respeito às necessidades de adaptação curricular, elaboração de Planos de Desenvolvimento Individualizado (PDI), diante do desenvolvimento das funções atencionais e executivas dos alunos, no contexto escolar”, enfatizou.

O evento também contará com a presença de profissionais da área da Saúde Mental Estadual e da Fundação Dorina Nowill, um museu brasileiro pioneiro a valorizar a cultura da deficiência visual como patrimônio histórico. “Também contaremos com relatos de professores da rede pública de Poá sobre as experiências de cada um com o ensino remoto em tempos de pandemia”, destacou a secretária de Educação, Simone Lacerda.

As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/simposioeducacaopoa e o 1º Simpósio de Educação Inclusiva “Saberes e Possibilidades em Tempos de Pandemia” é transmitido pelo canal do YouTube da UMC. Ao término do evento, os participantes receberão um certificado.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá