Início » Secretaria de Saúde realiza ação com famílias refugiadas do Afeganistão

Secretaria de Saúde realiza ação com famílias refugiadas do Afeganistão

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação desta quarta-feira (15/12), contemplou a aplicação de imunizantes contra Covid-19, Sarampo, Rubéola, Caxumba e Poliomielite em 34 afegãos

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou nesta quarta-feira (14/12), a aplicação de imunizantes em 34 refugiados afegãos recém-chegados na entidade assistencial Aldeias Infantis SOS do município. As vacinas protegem de doenças como, Covid-19, Sarampo, Rubéola, Caxumba e Poliomielite.

“É importante prestar atendimento a essas famílias e garantir a eles uma boa condição de saúde. Todas essas pessoas estão em nosso País legalmente, portanto, devemos garantir a eles os direitos básicos, como o ato de receber os imunizantes. Nós já realizamos outras ações e seguiremos prestando o atendimento que for necessário a eles”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

No dia 13 de outubro, a Pasta realizou uma ação de avaliação, imunização e atendimento humanitário que culminou no encaminhamento dos pacientes para tratamento adequado nas unidades de saúde do município. Durante a ação, foram feitos exames e testes para HIV, Sífilis, Hepatites, Tuberculose e Hanseníase, além de consultas com médicos clínicos gerais, odontologistas e farmacêuticos.

Já no dia 09 de novembro, outra ação foi realizada, contemplando 42 afegãos alojados no município, na ocasião, equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Nova Poá, São José e Água Vermelha realizaram exames parasitológicos (fezes e urina), bem como hemograma completo (exame de sangue).

FOTO: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá