Início » Departamento de Vigilância em Saúde de Poá realiza ação educativa sobre arbovirores urbanas

Departamento de Vigilância em Saúde de Poá realiza ação educativa sobre arbovirores urbanas

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação foi ministrada para 150 crianças assistidas pelas instituições Reino da Garotada e Aldeis Infantis SOS

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou na sede das instituições Reino da Garotada, no bairro Biritiba, e Aldeias Infantis SOS, no Jardim Débora, uma ação educativa de conscientização sobre as arboviroses urbanas. Os encontros foram nesta terça-feira (13/12), e tiveram como finalidade apresentar medidas contra a proliferação e reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Ao todo cerca de 150 crianças assistidas pelas duas entidades participaram da ação, que contou com uma palestra informativa para conscientização sobre as arboviroses, ministrada pela equipe de controle de endemias, bem como a realização de atividades recreativas para a eliminação dos focos do mosquito, e uma vistoria nas propriedades acerca da existência de criadouros do Aedes.

Segundo o responsável pelo Departamento, Leonardo Barbosa Garcia, instruir e orientar os munícipes desde pequenos contribui para a formação de adultos mais participativos e conscientes sobre os perigos que o mosquito Aedes representa aos seres humanos. “A participação ativa da população para medidas de controle e vistoria é essencial para que possamos inibir a proliferação do inseto e ensinar isso aos mais jovens acelera esse processo. Esperamos que a partir dessa ação, as crianças tenham aprendido sobre os cuidados que devemos tomar, como manter as caixas d’água, tonéis e tanques sempre bem tampados, não acumular garrafas e pneus em casa, entre outros”, completa.

“O mosquito Aedes Aegypti é um inseto doméstico que vive e se reproduz em locais frequentados por pessoas e é responsável por transmitir doenças como, dengue, chikungunya, zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses. Estamos entrando em período de grande acúmulo de água e altas temperaturas, e, portanto, a mobilização popular para a eliminação do mosquito é muito importante, pois se cada um fizer a sua parte venceremos essa luta”, afirma o Secretário de Saúde de Poá, Alexandre Provisor.

FOTOS: Divulgação