Início » Secretaria de Saúde prossegue com atendimento às famílias refugiadas do Afeganistão

Secretaria de Saúde prossegue com atendimento às famílias refugiadas do Afeganistão

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação desta quarta-feira (09/11), contemplou exames parasitológicos, bem como hemograma completo, nos 42 afegãos abrigados no Aldeias Infantis SOS

A Secretaria de Saúde de Poá realizou nesta quarta-feira (09/11), mais uma ação para o atendimento das 10 famílias afegãs que se encontram refugiadas na entidade assistencial, Aldeias Infantis SOS, no bairro Jardim Débora, em Poá. Na ocasião, foram feitos exames parasitológicos (fezes e urina), bem como hemograma completo (exame de sangue).

Os exames foram realizados pelas equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Nova Poá, São José e Água Vermelha. Também foram agendadas consultas, nas unidades referidas, para avaliação dos resultados destes exames. É válido lembrar que dos 42 refugiados alojados no município, 11 são crianças.

“No começo do mês de outubro, nossas equipes realizaram avaliação e imunização destas famílias. Já neste segundo momento, deslocamos nossos servidores para realizarem os exames essenciais para dar prosseguimento no atendimento destes refugiados. Além disso, nós também já agendamos as consultas para avaliação dos exames, que serão realizadas nas UBS’s Nova Poá, São José e Água Vermelha”, disse o responsável pela Pasta, Alexandre Provisor.

A ação do dia 13 de outubro contou com a realização de exames e testes para HIV, Sífilis, Hepatites, Tuberculose e Hanseníase, consultas com médicos clínicos gerais, odontologistas e farmacêuticos, bem como aplicação de vacinas contra Covid-19, Poliomielite, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Febre Amarela, entre outras.

“Vale ressaltar que todos já estão com a situação legalizada junto ao nosso País e à Organização das Nações Unidas (ONU) e, por isso, estamos realizando estas ações para que essas pessoas tenham boas condições de saúde para reconstruírem as suas vidas”, finalizou o secretário.

FOTOS: Jean Carlos – Secom Poá