Início » Secretaria de Saúde promove palestra referente ao “Novembro Azul”

Secretaria de Saúde promove palestra referente ao “Novembro Azul”

Ação desta terça-feira (22/11) foi destinada para alunos e familiares assistidos pelo Reino da Garotada; também foram feitos exames de pressão e glicemia

A Secretaria de Saúde de Poá realizou nesta terça-feira (22/11) uma palestra informativa sobre a saúde do homem. A palestra foi destinada para 150 pessoas entre alunos e familiares assistidos pela entidade Reino da Garotada (Centro). Também foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão e exame de auriculoterapia, pelos profissionais de saúde da rede municipal, como enfermeiros e fisioterapeutas.

A ação faz parte da programação idealizada pela Pasta para o “Novembro Azul”, mês destinado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Os participantes da palestra, ministrada pelo professor Alex Almeida da Silva, ainda receberam encaminhamento para realizarem o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), para diagnóstico do câncer de próstata.

“Esta ação, assim como todas as outras que programamos para este mês, é fundamental para ajudar no cuidado da saúde dos homens. O Novembro Azul é destinado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, doença tão cruel que causa altos índices de mortes. Por isso, é importante tratar sobre o tema e ajudar na diminuição dos óbitos pela doença”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

A prefeita Marcia Bin compareceu a ação e falou sobre a iniciativa. “No mês passado nós tivemos o Outubro Rosa e, desta vez, a Pasta da Saúde montou uma programação para o Novembro Azul. Conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata é parte fundamental na luta contra essa doença tão terrível”, frisou a chefe do Executivo municipal.

Seguindo a programação elaborada pela Pasta, no próximo sábado (26/11), as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Calmon Viana, Nova Poá, Jardim América e Vila Júlia, realizarão coletas de sangue para análise de PSA, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), avaliações e orientações para saúde bucal, além da aplicação de vacinas e imunizantes. A ação será das 9 às 14 horas.

FOTOS: Divulgação