Início » Secretaria de Saúde divulga cronograma para aplicação da vacina BCG

Secretaria de Saúde divulga cronograma para aplicação da vacina BCG

by Secretaria de Comunicação Secom

Programação é válida para este mês de julho; objetivo é controlar o estoque da vacina e direcionar os munícipes para as unidades responsáveis pela aplicação

Em virtude da quantidade de doses enviadas pelo Governo do Estado ao município de Poá, a Secretaria de Saúde anunciou nesta quinta-feira (30/06), mudanças na aplicação da vacina BCG, a partir da próxima segunda-feira (04/07).

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, o governo estadual enviou ao Alto Tietê apenas 1/3 das doses solicitadas. “Vamos implantar um cronograma para aplicação da BCG com o objetivo de ter o controle do estoque e, consequentemente, evitar possíveis problemas como, por exemplo, uma mãe se deslocar até uma UBS para vacinar o filho e a vacina ter acabado por que a unidade tinha poucas doses”, disse.

Desta forma, o cronograma de vacinação da BCG para este mês de julho prevê a aplicação da vacina nos dias 05 e 19 de julho (terça e quinta-feira), na UBS Jardim Emília (rua Água Vermelha, 311 – Jardim Pinheiro), e nos dias 14 e 28 de julho (terça e quinta-feira) na UBS Dr. Murilo Mendes Soares (rua Dr. Siqueira Campos, 180 – Vila Júlia), das 9 às 15 horas.

“A vacina BCG é uma vacina muito importante e que é indicada contra a tuberculose. Ela não impede a infecção nem o desenvolvimento da doença, mas impede que ela evolua e evita, na maior parte dos casos, as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa. Normalmente é administrada logo após o nascimento, podendo ser ofertada para crianças de até quatro anos de idade não vacinadas anteriormente”, destacou o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá