Início » Poá assina convênio com o Governo Federal para implantar o sistema Córtex

Poá assina convênio com o Governo Federal para implantar o sistema Córtex

Equipamento utiliza as câmeras de monitoramento da cidade para rastrear alvos móveis em tempo real; o sistema será gerido pela própria GCM

A prefeita de Poá, Marcia Bin, acompanhada pela secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, realizou a assinatura do convênio com o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, na manhã desta quinta-feira (30/06), para implantação do sistema Córtex. A assinatura do documento foi realizada no Centro de Segurança Integrada (CSI) do município.

O Córtex é uma tecnologia de inteligência artificial que usa a leitura de placas de veículos pelas câmeras de monitoramento do próprio município para rastrear alvos móveis em tempo real. O equipamento se equipara com o Detecta, sistema que também será implantado em Poá, cujo Termo de Autorização para implantação na cidade, também foi assinado pela chefe do Executivo municipal, nesta quarta-feira (29/06).

“Vale ressaltar que ambos os sistemas serão implantados a custo zero para a Municipalidade. O Córtex é um sistema de informação compartilhada que será gerido pela própria Guarda Civil Municipal (GCM). Já o Detecta, que é da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, é gerido pela Polícia Militar que implantará um equipamento intranet na nossa Central de Monitoramento, onde também haverá um policial 24 horas”, explicou a secretária de Segurança Urbana, Marlene Sant’Anna.

Para a prefeita Marcia Bin, equipar o CSI e a Guarda Municipal é de extrema importância para proporcionar a melhor segurança pública possível. “Temos realizados inúmeros investimentos na área da segurança, seja com recursos próprios ou por meio de convênios e emendas parlamentares, justamente para fazer com que o poaense volte a ter aquela sensação de segurança por estar na cidade, assim como ocorria há cerca de 10 anos”, enfatizou.

DETECTA

A Chefe do Executivo municipal assinou nesta quarta-feira (29/06), o Termo de Implantação do Detecta na cidade, um sistema implantado na Central de Monitoramento que utilizará as 54 câmeras do município para formar uma “cerca virtual” ao redor da cidade e, desta forma, ter controle de acesso de veículos suspeitos e/ou produtos de furto e roubo, por exemplo.

O sistema Detecta realiza, automaticamente, o reconhecimento de um veículo utilizando as câmeras de monitoramento da cidade. “Ao inserirmos a placa do veículo, o sistema acusará a presença do mesmo no exato momento que uma das câmeras o localizar e, desta forma, as viaturas serão acionadas para realizarem a abordagem”, explicou a secretária.

INVESTIMENTOS

A administração municipal, desde o início de 2021, tem realizado constantes investimentos na área da segurança pública com a finalidade de promover uma melhor qualidade de vida ao poaense. Neste período, o efetivo da GCM foi aumentado em 78%, bem como as câmeras de segurança e a central de monitoramento foram recuperadas e colocadas em operação. Além disso, foram adquiridas viaturas por meio de convênio com o Estado e com recursos próprios como, por exemplo, a Base Móvel Comunitária, além de equipar e operacionalizar o CSI, prédio que foi encontrado totalmente vazio em janeiro do ano passado.

Fotos: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá