Início » Secretaria de Saúde de Poá inicia Campanha de Combate à Tuberculose

Secretaria de Saúde de Poá inicia Campanha de Combate à Tuberculose

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação segue até o dia 28 de março a fim de ampliar a informação sobre a doença e intensificar a coleta de exames

 
A Secretaria de Saúde de Poá inicia nesta segunda-feira (14/03) a Campanha de Combate à Tuberculose. A ação segue até o dia 28 de março e tem como objetivo ampliar a informação sobre a doença e realizar a intensificação de coleta de exames e acompanhamento especializado. O serviço é oferecido no Serviço de Assistência Especializado (SAE), das 7 às 16 horas.

De acordo com a coordenadora do órgão, Renata Yeda, as equipes estão realizando a busca ativa de sintomas respiratórios da doença por meio da oferta do exame de coleta de escarro para fazer a análise. É preciso ficar alerta para os seguintes sintomas: tosse há mais de três semanas, febre, suor noturno, perda de apetite e de peso, cansaço e fadiga.

Além disso, no dia 25 de março (sexta-feira) será realizada uma ação de conscientização na Praça dos Expedicionários, das 10 às 13 horas, e desta forma, ampliar as informações sobre a doença. “Vamos fazer coleta de material para baciloscopia de pessoas com sintomas sugestivos de tuberculose, encaminhamento de munícipes que apresentaram sintomas na abordagem ao SAE, além de entregar panfletos sobre o tema, kits com informações sobre tuberculose, HIV, hepatites virais e hanseníase, bem como preservativos feminino e masculino”, detalhou.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, o objetivo da ação é incentivar a prevenção da doença no município. “Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para o aumento dos casos no período da pandemia da Covid-19. A realização da campanha segue determinação do Ministério da Saúde (MS) com o intuito de realizar exames em pessoas sintomáticas e, desta forma, prevenir complicações por diagnósticos tardios”, destacou.

O secretário de Saúde, Alexandre Provisor, explicou que o município segue a estratégia da OMS para erradicar a tuberculose até 2030. “Em Poá, foram 51 novos casos notificados e quatro óbitos em 2020 e 34 novos casos em 2021, com um óbito registrado. O que demonstra a importância de continuarmos dando a devida atenção para esta doença. A prevenção é sempre o melhor remédio e por isso é muito importante ficar atento aos sintomas”, alertou.

Quem apresentar os sintomas desta doença pode se dirigir ao Serviço de Assistência Especializado (SAE), localizado na rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4636-3875 ou 4639-7204 (ambos com whatsapp).

FOTOS: Divulgação