Início » Secretaria de Obras Públicas realiza reunião técnica de revisão do Plano Diretor na Câmara Municipal

Secretaria de Obras Públicas realiza reunião técnica de revisão do Plano Diretor na Câmara Municipal

by Secretaria de Comunicação Secom

No encontro houve a apresentação do cronograma de trabalho aos vereadores presentes; projeção para a conclusão da atualização é maio de 2023

A Secretaria de Obras Públicas, Planejamento, Orçamento e Habitação de Interesse Social realizou na tarde desta quarta-feira (26/10), na Câmara Municipal, uma reunião técnica para apresentar aos vereadores o cronograma de trabalho para a revisão do Plano Diretor e do Zoneamento e da Disciplina Urbanística de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo para fins urbanos.

O Plano Diretor de Poá teve a sua última atualização em 2006 e precisa ser atualizado a cada 10 anos. Na ocasião, foram abordadas as etapas do processo, como planejamento, diagnóstico, proposta preliminar, prevista para ser concluída entre janeiro e março, bem como a fase da minuta consolidada, prevista para ser concluída entre março e maio de 2023. A projeção para conclusão da atualização é maio de 2023 e contará ainda com audiências públicas.

De acordo com a Pasta, o projeto define a lei que estrutura a Política Urbana do município e tem por objetivo principal orientar o desenvolvimento urbano sustentável da cidade, além de garantir seu pleno funcionamento e o bem-estar de seus habitantes.

“Hoje a ideia é uma apresentação inicial para que os vereadores tenham conhecimento que já estamos trabalhando nesta questão tão importante para o nosso município. Queremos a participação assídua dos parlamentares e também da sociedade civil na construção dessa lei. Após todo o processo de elaboração iremos realizar ainda três audiências públicas para certificá-los sobre o conteúdo e abrir para opinião e discussão de todos”, explanou o secretário da Pasta, Ricardo Leão.

O encontro contou com a presença da vereadora Patricia Bin e dos vereadores Rogério Mathias, José Fabrício de Oliveira e Luiz Eduardo Oliveira Alves (Edinho).

A reunião contou ainda com a presença da secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada, além de uma equipe formada por diretores e técnicos das secretarias de Assuntos Jurídicos e de Indústria, Comércio e Relações do Trabalho, Turismo e de Obras Públicas, bem como de representantes da empresa Formatto Arquitetura e Construção, que está responsável pela assessoria técnica desse trabalho.

Na reunião foi informado também que a primeira audiência pública será realizada no dia 30 de novembro, na Câmara Municipal, a segunda está prevista para o mês de março de 2023 e a terceira em maio de 2023.

FOTOS: Tatiane Santos/Secom Poá