Início » Secretaria de Meio Ambiente se reúne com proprietários de supermercados por coleta seletiva

A Secretaria de Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira (18/08) uma reunião com os proprietários de supermercados de Poá para discutir ações voltadas no incentivo à coleta seletiva no município. Realizado no Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”, o encontro contou com a parceria da ONG Espaço Urbano e da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA).

De acordo com a responsável pela Pasta, Claudete Canada, o objetivo é promover uma ação conjunta entre a Secretaria, os supermercados e a Cooperativa de Reciclagem, por meio do programa Recicla Cidade. “Queremos incentivar a coleta seletiva na cidade e os supermercados são os grandes geradores de recicláveis do município. O objetivo é tê-los como parceiros nesta ação, separando os materiais para que sejam destinados à CRUMA”, afirmou.

A reunião teve como pauta a gestão de recicláveis, o que é feito com o material, para onde ele é direcionado, entre outros temas. “Foi um encontro muito produtivo, ainda estamos no início dos trabalhos, mas queremos implantar uma política ambiental na cidade. A prefeita Marcia Bin tem nos dado todo respaldo para trabalharmos a questão do meio ambiente no município, inclusive, autorizou a GCM (Guarda Civil Municipal) a realizar autuações para crimes ambientais”, disse.

Segundo a secretária da pasta, o Recicla Cidade é fruto da parceria entre a Ong Espaço Urbano e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). “É um projeto muito importante e que foi abraçado por todas as cidades da região. A ação atende aos requisitos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e tem potencial para impactar positivamente a região nas áreas ambiental, social e econômica”, finalizou.