Início » Secretaria de Meio Ambiente se reúne com proprietários de supermercados por coleta seletiva

Secretaria de Meio Ambiente se reúne com proprietários de supermercados por coleta seletiva

by Secretaria de Comunicação Secom

A Secretaria de Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira (18/08) uma reunião com os proprietários de supermercados de Poá para discutir ações voltadas no incentivo à coleta seletiva no município. Realizado no Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”, o encontro contou com a parceria da ONG Espaço Urbano e da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA).

De acordo com a responsável pela Pasta, Claudete Canada, o objetivo é promover uma ação conjunta entre a Secretaria, os supermercados e a Cooperativa de Reciclagem, por meio do programa Recicla Cidade. “Queremos incentivar a coleta seletiva na cidade e os supermercados são os grandes geradores de recicláveis do município. O objetivo é tê-los como parceiros nesta ação, separando os materiais para que sejam destinados à CRUMA”, afirmou.

A reunião teve como pauta a gestão de recicláveis, o que é feito com o material, para onde ele é direcionado, entre outros temas. “Foi um encontro muito produtivo, ainda estamos no início dos trabalhos, mas queremos implantar uma política ambiental na cidade. A prefeita Marcia Bin tem nos dado todo respaldo para trabalharmos a questão do meio ambiente no município, inclusive, autorizou a GCM (Guarda Civil Municipal) a realizar autuações para crimes ambientais”, disse.

Segundo a secretária da pasta, o Recicla Cidade é fruto da parceria entre a Ong Espaço Urbano e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). “É um projeto muito importante e que foi abraçado por todas as cidades da região. A ação atende aos requisitos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e tem potencial para impactar positivamente a região nas áreas ambiental, social e econômica”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá