Início » Secretaria de Meio Ambiente implanta PEV na Emeb Carolina Ribeiro

Secretaria de Meio Ambiente implanta PEV na Emeb Carolina Ribeiro

Objetivo é levar o Posto de Entrega Voluntária para todas as unidades da rede municipal para arrecadação de materiais recicláveis

Por meio do programa “Junho Mais Verde”, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá deu início na manhã desta terça-feira (07/06), ao projeto piloto “Ponto de Entrega Voluntária” (PEV), na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Carolina Ribeiro, na Vila Bandeirantes. A ideia é que a unidade se torne um ponto de arrecadação de materiais recicláveis (com exceção de metais e vidros) junto aos alunos e a comunidade.

O PEV é uma ação da pasta, em parceria com a Secretaria de Educação e a Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA), que além de promover a coleta seletiva, ainda auxilia na educação ambiental. “O objetivo é transformar todas as escolas da rede municipal em Postos de Entrega Voluntária. A Emeb Carolina Ribeiro é o ponto inicial deste projeto que nos dará as informações necessárias para que possamos chegar até as demais escolas”, afirmou a responsável pela Pasta do Meio Ambiente, Claudete Canada.

Para o início do PEV, na Vila Bandeirantes, os professores e alunos do Pré ao 5º ano da unidade escolar, confeccionaram diversos projetos feitos com materiais recicláveis, além de cartazes com mensagens relacionadas às questões ambientais. “Foi uma ação multidisciplinar que proporcionou aos alunos o acesso a diversos temas sobre preservação do meio ambiente e da coleta seletiva. A finalidade dessa parceria entre as secretarias e a CRUMA é, justamente, promover a educação ambiental para, futuramente, termos uma sociedade mais atenta e preocupada com a natureza”, destacou a secretária de Educação, Simone Lacerda.

De acordo com Claudete Canada, a Secretaria de Meio Ambiente conta com um programa intitulado “Recicla Educa”, com ações voltadas para as escolas da rede municipal de ensino, dentre eles o Posto de Entrega Voluntária. “Além da implantação do PEV, queremos promover diversas outras atividades em parceria com a Secretaria de Educação, nas unidades municipais. Estamos trabalhando no presente, pensando no futuro”, afirmou a secretária.

O “Junho Mais Verde” conta com diversos eventos agendados para o decorrer deste mês, para comemorar o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, celebrado no último dia 5 de junho. O cronograma está disponível no site da prefeitura (www.poa.sp.gov.br). O evento contou com a presença do representante da CRUMA, Wilson Secário.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá