Início » Secretária de Meio Ambiente discute tratativas para início do desassoreamento do córrego Itaim

A secretária de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá, Claudete Bezerra Canada, esteve nas margens do córrego Itaim, nesta sexta-feira (12/03), onde se reuniu com o engenheiro do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo do Estado de São Paulo, Alessandro Verroni. O encontro teve como objetivo discutir tratativas para o início dos serviços de limpeza e desassoreamento do local, localizado próximo ao limite do município de Suzano.

De acordo com a pasta, as licenças ambientais necessárias para o início da obra já foram obtidas e os serviços devem ter início até o mês de abril. “O recurso para o desassoreamento e limpeza é proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). A obra é referente ao desassoreamento do córrego e limpeza das margens”, destacou a secretária.

Segundo com o engenheiro do DAEE, foi necessário aguardar o término das obras de limpeza e desassoreamento do rio Jaguari, localizado entre as cidades de Suzano e Itaquaquecetuba, para voltar à atenção ao córrego poaense. “Com a conclusão da obra no rio, podemos trazer os equipamentos necessários para realizarmos os serviços no córrego Itaim. Essa reunião com a prefeitura foi importante para acertarmos os últimos detalhes”, disse.

“Este serviço é muito esperado e de extrema importância para Poá. O desassoreamento aumenta a vazão do córrego, o que impede a retenção e o retorno das águas pluviais em dias de chuva que, geralmente, resulta em enchentes. É mais uma grande conquista para a nossa cidade”, finalizou Claudete.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá