Início » Secretaria de Educação promove curso de primeiros socorros para auxiliares de creche

Ação foi realizada na tarde desta sexta-feira (30/09), no Teatro Municipal; duas auxiliares de cada creche municipal puderam participar da capacitação

A Secretaria de Educação promoveu na tarde desta sexta-feira (30/09), no Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”, um curso completo de primeiros socorros. A capacitação foi ministrada pelo bombeiro instrutor, Ricardo Oliveira, e atendeu a duas auxiliares de cada unidade de ensino infantil do município.

O curso que abordou todos os aspectos da prática de primeiros socorros foi dividido em duas partes, sendo a primeira parte teórica, onde as funcionárias puderam compreender conceitos, definições, cadeia da sobrevivência, bibliografia, legislação, conteúdo do kit de primeiros socorros, pedidos de ajuda, entre outros pontos. Já na parte prática, foram abordados os temas de suporte Básico de Vida (SBV), primeiros socorros em emergências traumáticas, clínicas, ambientais e psicológicas.

A capacitação é realizada em virtude da Lei N° 13.722 de 4 de outubro de 2018, que garante a obrigatoriedade da capacitação dos funcionários das instituições de ensino básico públicas e particulares de todo o País. O não cumprimento da Lei imputa à instituição, as penalidades de notificação de descumprimento, multa e/ou cassação de alvará de funcionamento.

“Precisamos seguir a Lei e capacitar as nossas funcionárias para que elas possam estar preparadas para agirem assim que for necessária a prática dos primeiros socorros. As mamães poaenses confiam os cuidados das suas crianças as nossas instituições e, por isso, temos que realizar ações como a de hoje, a fim de garantirmos saúde e bem-estar aos nossos pequenos. Esta foi a primeira ação neste sentido, queremos promover mais cursos para abranger mais profissionais da Educação”, enfatizou a chefe da Pasta, Simone Lacerda.

FOTOS: Jean Carlos – Secom Poá