Início » Secretaria de Educação promove 2º Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê

Secretaria de Educação promove 2º Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê

Evento será realizado por meio de videoconferências; fórum é realizado por meio de parceria entre as secretarias de Educação da região do Alto Tietê

A Secretaria de Educação de Poá promove, em parceria com as secretarias de Educação das cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o 2º Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê, que terá como eixo temático os anos iniciais do Ensino Fundamental com foco nos impactos, ameaças e desafios da crise sanitária causada pela atual pandemia. O evento terá início na próxima quinta-feira (02/08) e será realizado todas as quintas-feiras deste mês de setembro, por videoconferência.

Os professores e gestores da rede municipal de ensino interessados em participar do evento, podem se inscrever até quarta-feira (01/09), por meio do endereço eletrônico: https://forms.gle/jQ8kPdSy3haHT7dg7. O Fórum tem como finalidade buscar uma maior integração entre os municípios da região, promover a interação entre experiências e projetos educacionais regionais, nacionais e internacionais, contribuir para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação, possibilitar maior reflexão quanto às políticas públicas de ensino fundamental, promover a qualidade da gestão da educação pública municipal e estimular o debate de novas ideias.

“As sessões serão transmitidas de forma aberta pela internet, em tempo real, pelo canal no YouTube do Fórum. O link direto será divulgado no site do evento (www.educacaopoa.com) e enviado aos gestores por mensagem de texto para rápida divulgação. Após a transmissão ao vivo, ainda será possível acompanhar os conteúdos exibidos pelo portal do Fórum e pelo canal no Youtube”, destacou a secretária de Educação, Simone Lacerda.

De acordo com a responsável pela Pasta, os temas que serão abordados durante as sessões de trabalho da conferência são: Superar os desafios e buscar caminhos para enfrentar a crise causada pela pandemia; Avaliação para a aprendizagem; Os impactos da interrupção das atividades presenciais no ciclo de alfabetização; Ensino híbrido nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Repensar a BNCC e os currículos para os anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação de professores para os desafios educacionais da pandemia; Impactos da pandemia nas desigualdades educacionais.

O Fórum é um espaço de formação para todos, mas apenas os profissionais inscritos poderão obter o certificado. “É bom frisar que para obter o documento, o profissional inscrito deve participar das sessões conforme a programação, assistir a sessão, bem como preencher e enviar o relatório sobre o evento do dia via formulário eletrônico. Os links estarão publicados no site da Secretaria Municipal de Educação até o próximo dia 12 de outubro”, explicou Simone.

As videoconferências do 2º Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê será realizado nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro (quintas-feiras), das 19 às 21 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá