Evento será realizado por meio de videoconferências; fórum é realizado por meio de parceria entre as secretarias de Educação da região do Alto Tietê
A Secretaria de Educação de Poá promove, em parceria com as secretarias de Educação das cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o 2º Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê, que terá como eixo temático os anos iniciais do Ensino Fundamental com foco nos impactos, ameaças e desafios da crise sanitária causada pela atual pandemia. O evento terá início na próxima quinta-feira (02/08) e será realizado todas as quintas-feiras deste mês de setembro, por videoconferência.
Os professores e gestores da rede municipal de ensino interessados em participar do evento, podem se inscrever até quarta-feira (01/09), por meio do endereço eletrônico: https://forms.gle/jQ8kPdSy3haHT7dg7. O Fórum tem como finalidade buscar uma maior integração entre os municípios da região, promover a interação entre experiências e projetos educacionais regionais, nacionais e internacionais, contribuir para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação, possibilitar maior reflexão quanto às políticas públicas de ensino fundamental, promover a qualidade da gestão da educação pública municipal e estimular o debate de novas ideias.
“As sessões serão transmitidas de forma aberta pela internet, em tempo real, pelo canal no YouTube do Fórum. O link direto será divulgado no site do evento (www.educacaopoa.com) e enviado aos gestores por mensagem de texto para rápida divulgação. Após a transmissão ao vivo, ainda será possível acompanhar os conteúdos exibidos pelo portal do Fórum e pelo canal no Youtube”, destacou a secretária de Educação, Simone Lacerda.
De acordo com a responsável pela Pasta, os temas que serão abordados durante as sessões de trabalho da conferência são: Superar os desafios e buscar caminhos para enfrentar a crise causada pela pandemia; Avaliação para a aprendizagem; Os impactos da interrupção das atividades presenciais no ciclo de alfabetização; Ensino híbrido nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Repensar a BNCC e os currículos para os anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação de professores para os desafios educacionais da pandemia; Impactos da pandemia nas desigualdades educacionais.
O Fórum é um espaço de formação para todos, mas apenas os profissionais inscritos poderão obter o certificado. “É bom frisar que para obter o documento, o profissional inscrito deve participar das sessões conforme a programação, assistir a sessão, bem como preencher e enviar o relatório sobre o evento do dia via formulário eletrônico. Os links estarão publicados no site da Secretaria Municipal de Educação até o próximo dia 12 de outubro”, explicou Simone.
As videoconferências do 2º Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê será realizado nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro (quintas-feiras), das 19 às 21 horas.
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá