Início » Operação Conjunta de Fiscalização de Posturas e GCM registra mais de 100 ocorrências

Administração Municipal segue com as medidas necessárias para garantir a ordem e coibir a perturbação do sossego junto aos bares e restaurantes

A Prefeitura de Poá realizou pelo segundo final de semana consecutivo uma operação na avenida Nove de Julho, na Vila Açoreana, na rua Vinte e Seis de Março, na região central e na avenida Getúlio Vargas, em Calmon Viana, com o objetivo de coibir aglomerações e perturbação do sossego nestes pontos, que têm sido alvo de diversas denúncias de moradores. A ação realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com os Departamentos de Fiscalização de Posturas e de Vigilância em Saúde, com apoio da Polícia Militar (PM), registrou 105 ocorrências, entre multas, notificações e orientações.

A operação teve como finalidade atender a determinação da prefeita Marcia Bin que tem, repetidas vezes, afirmado que não abrirá mão da lei e da ordem, por mais que seja a favor do incentivo ao comércio local. “Entendo as dificuldades que os empresários e comerciantes passaram e ainda vivem por causa da pandemia, por isso a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho tem promovido ações em parceria com o Sebrae, justamente para auxiliar nesta retomada. Contudo, é preciso respeitar o direito do próximo, ou seja, do munícipe que reside nas proximidades e que não pode ser vítima do som altíssimo, de ruas cheias de carros estacionados de forma irregular e de mesas e cadeiras impedindo a passagem de pedestres nas calçadas”, ressaltou a chefe do Poder Executivo.

Os problemas que são ocasionados por bares e restaurantes, segundo os moradores do entorno, se referem a som alto, falta de segurança, impossibilidade de transitar pelas vias transversais, em virtude da quantidade de veículos estacionados de forma irregular. Assim como na primeira operação, a chefe do Poder Executivo fez questão de acompanhar pessoalmente a ação na avenida Nove de Julho. “Precisamos ter responsabilidade para que o nosso comércio volte a crescer, porém sem causar transtornos para os munícipes. É necessário ter uma harmonia e, para isso, cabe a Administração Municipal coordenar e fiscalizar para que todos possam se beneficiar”, afirmou Marcia Bin. A ação se estendeu para a avenida Getúlio Vargas, em Calmon Viana, e para a rua Vinte Seis de Março, na região central, pelo mesmo problema.

De acordo com o comandante da GCM, Alexandre Guarnieri, foram realizadas 87 autuações na avenida Nove de Julho, entre os dias 27 e 29 de agosto (sexta a domingo). “Estamos trabalhando para promover a ordem e segurança da municipalidade, assim como dos próprios estabelecimentos comerciais. Essas operações terão prosseguimento sempre que se fizer necessário”, disse. As autuações realizadas pela Guarda Civil são referentes a estacionamento irregular – em cima da calçada, em cima da faixa de pedestre, a menos de cinco metros da esquina e na contramão (76%), dirigir sem cinto de segurança (14%), dirigir utilizando o celular (5%),ameaça ao pedestre na faixa (4%)e por transitar na contramão (1%).

As autuações realizadas pelo Departamento de Fiscalização de Posturas, segundo o diretor do setor, Carlos Sousa, totalizaram 18 registros. “Notificamos oito estabelecimentos, realizamos cinco orientações junto aos comércios noturnos, além de cinco diligências sobre reclamações. O objetivo é regularizar o comércio poaense para que tenhamos uma cidade organizada, segura e apta para o funcionamento noturno”, salientou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá